Existem muitos jogos que me fizeram esboçar sorrisos e alguns que me provocaram o riso. Porém, até hoje, só um jogo conseguiu arrancar de mim gargalhadas constantes.
The Stanley Parable é um mod de Half-Life 2, criado por Davey Wreden em 2011, mas não o olhem já com desdém por se tratar de uma mera modificação. Este jogo é um dos momentos narrativos mais brilhantes de toda a história dos videojogos.
A estória é simples. Nós somos Stanley, um funcionário cujo trabalho diário é carregar continuadamente e sem interrupções em botões, seguindo sem desvios as ordens que vamos recebendo no monitor. A nossa vida profissional é apenas isso e aliás, como nos é contado, nem sequer ansiamos por algo mais. Só que certo dia o monitor deixa de receber ordens e Stanley vê-se completamente sozinho e sem outros funcionários em seu redor, algo que é muito desagradável uma vez que Stanley prefere que sejam os outros a conduzi-lo e a tomar as decisões por ele.
Sabemos isto porque o narrador (com a excelente voz de Kevan Brighting) nos conta e é aqui que reside a genialidade de The Stanley Parable: na relação interactiva entre as nossas acções e o discurso do narrador. Sigam todos os passos tais como o narrador os vai contando e preparem-se para uma curiosa viagem que termina num momento filosófico. Mas façam o contrário do que o narrador vos conta e preparem-se para alguns dos momentos mais divertidos que já encontraram num jogo.
O meu conselho é que experimentem todas as variações possíveis de caminho que vos sejam apresentadas à frente, e joguem a narrativa de cerca de 5 a 10 minutos várias vezes, pois existem muitos finais, cada um melhor que o outro. Finais em que o narrador fica contente, outros em que suspira, outros em que desiste e outros até em que simplesmente se cala. Falar mais sobre o jogo é estragar as muitas surpresas com as quais a narrativa vos vai presentear e as belas metáforas sobre controlo e sobre o acto de jogar com as quais se vão deparar.
The Stanley Parable encontra-se agora a votação no Steam Greenlight para, redundância à parte, conseguir a luz verde para publicar uma versão HD Remix na loja da Valve. O criador já começou a brincar com os seus fãs e a avisar que podemos pensar que já conhecemos a estória, quando afinal só conhecemos metade dela. Enquanto a nova versão não é aprovada, a melhor forma de jogar este mod é através da plataforma Desura, que faz todo o trabalho da instalação por nós. Depois é experimentar, seguir ordens ou ignorá-las. E por favor, quando vos pedirem para introduzir um código de 4 números, errem o maior número de vezes possível.
Comments (1)
dH25WD qbbtcvadubyf