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Os homens não se medem aos palmos; o tamanho não é o mais importante; são os pequenos hábitos que fazem a diferença. Estas e outras frases tentam convencer-nos que não é a dimensão que importa, mas sim o que fazemos com ela. Mas quando nos referimos à Nintendo 3DS, o tamanho importa e é bem diferente ter uma grande ou uma pequena nas mãos. Adiante…
Um dos problemas da 3DS original é que não foi criada para ser jogada por adultos. A dimensão da consola e o posicionamento dos botões é perfeita para crianças mas qualquer pessoa que já tenha entrado na puberdade, segura com dificuldade a pequena portátil. Para utilizar uma abordagem mais técnica, os botões e os gatilhos L e R foram desenhados para serem premidos pela falange distal, isto é, a ponta dos dedos. Qualquer jogador adulto que segure uma 3DS acaba por utilizar a falange proximal (a parte do dedo que se cola com a palma da mão) para premir estes botões. Isto resulta numa forma de agarrar que provoca dormência nas mãos ou então a necessidade de jogar com os dedos completamente dobrados.
Por mais publicidade que seja feita ao ecrã maior ou à longevidade da bateria, a verdade é que a melhor característica da 3DS XL é a dimensão da consola em si, que a torna um encaixe perfeito nas nossas mãos. O ecrã é realmente muito maior que o da versão júnior e isto tem vantagens e desvantagem. A desvantagem é que a maior dimensão não implica maior definição, uma vez que os processadores gráficos e a resolução são iguais em ambas as consolas. Isto faz com que as imagens na XL evidenciem mais os eventuais problemas gráficos e, não sendo a 3DS um monstro de performance gráfica, o ecrã maior acaba por deixar ver o que o ecrã pequeno consegue esconder (se bem que por vezes tudo fica demasiado pequeno). A vantagem é o efeito 3D, que se torna muito mais estável e muito mais evidenciado no ecrã grande, talvez fruto de uma nova técnica na construção do mesmo mas também devido ao aumento de brilho e de contraste que a 3DS XL proporciona. A bateria é a outra vantagem mais evidente, pois temos cerca de mais hora e meia de duração relativamente à 3DS convencional com aproximadamente o mesmo tempo de carga.
Se colocarmos, no entanto, todos os prós e contras na balança, a XL é a consola que se agiganta como a melhor compra. O formato é simplesmente perfeito, o encaixe nas mãos é o mais natural e a dimensão e contraste dos ecrãs acabam por permitir uma experiência de jogo muito melhor, onde a dimensão dos elementos é a mais equilibrada. O tamanho XL é obrigatoriamente uma das “coisas que adoro em ti”, uma vez que é muito difícil voltar atrás depois de usar uma XL e porque resolve uma das maiores dificuldades que muitos tinham com a consola mais pequena. Aqui o tamanho importa mesmo e, digam o que disserem, estamos perante um caso em que com uma maior o prazer e a diversão aumentam.
Um provérbio africano diz que se acham que algo é demasiado pequeno para fazer a diferença, então é porque não passaram a noite no quarto com um mosquito. É verdade. Mas agora experimentem passar a noite com um besouro.
Podem ver vídeos sobre esta e outras características na visita guiada 3DS (onde os modelos também jogam com consolas portáteis).