Grand Theft Auto III não foi a primeira “caixa de areia” dos videojogos, nem o primeiro título a explorar a liberdade em mundo aberto. Muitos jogos já o tinham feito no passado, desde os primeiros RPG’s de Zelda aos jogos de condução como Turbo Esprit de 1986, passando por tantos outros dos mais diversos géneros. GTA III foi no entanto o primeiro grande blockbuster do género sandbox num universo tridimensional e o seu aparecimento provocou as maiores ondas de choque de todo até à data, criativas, políticas, éticas e narrativas não só entre a indústria e os jogadores, mas numa grande parte da sociedade em geral.
Lançado em 2001 para a Playstation 2, foi o jogo mais vendido desse ano (algo que a série se iria habituar nos lançamentos seguintes) e é um dos jogos mais bem pontuados de sempre tanto ao nível da crítica como ao nível do público. Potenciou as vendas da PS2 e cimentou-a como uma plataforma de nova geração. Resultou em 4 sequelas (se contabilizarmos Episodes of Liberty City) e foi adaptado para muitas outras plataformas, incluindo até iOS.
Sobre as suas temáticas muito se escreveu. A liberdade de darmos asas à nossa imaginação como criminosos serviu de bode expiatório cada vez que um crime violento era executado por jovens (mesmo que a média de idades dos jogadores de GTA estivesse entre os 25 e os 30 anos) e poucas pessoas fora do mundo dos videojogos chegaram a compreender qual a diversão que derivava de matar idosas, atropelar polícias ou executar prostitutas após o serviçinho. Poucos conseguiram compreender que quem segurava o comando nas mãos procurava pura diversão quase adolescente e inconsequente, que nos transportava para todos os filmes de gangsters que tínhamos visto ao longo dos anos e que agora podíamos recriar. Era e sempre será ficção para 99% dos jogadores do título. Goodfelas, Reservoir Dogs, ou a série Sopranos, são considerados momentos culturais de grande impacto na nossa sociedade e exemplos de arte cinematográfica, peças de culto das indústrias culturais aceites pela maioria. GTA III é considerado demência e infantilidade. Talvez o tempo e a mudança de gerações se encarregue de alterar no futuro esta percepção distorcida.
Para saudosistas ou para novatas, Grand Theft Auto III está agora disponível para download na Playstation Network e pode ser revisitado na Playstation 3 por €9.99. Resta-nos apenas esperar que o jogo possa ser portado para a Playstation Vita para podermos levar o Claude para todo o lado e já agora que faça parte do Plano Nacional de Videojogos 2013 para o Ensino Secundário. Era bom demais para ser verdade não era?