Lembram-se destas pequenas pérolas? Provavelmente o primeiro tipo de jogo electrónico que joguei na vida, em miúdo ficava encantado com estas brincadeiras. Quanto maiores, melhores. Mais colorida? Óptimo, é essa mesmo que eu quero. As máquinas de jogo electrónicas fizeram muita rapaziada feliz nos finais de 70, e principalmente nos anos 80, quando passaram de ecrãs de LED para cristais líquidos. Nintendo, Tiger Electronics, Bandai e Grandstand são alguns dos nomes responsáveis pela explosão de jogos na palma da nossa mão.

Um favorito, que actualmente de grátes tem pouco.

 

Os jogos portáteis já existiam nos anos 70, mas a sua linha de produtos mais icónica foi sem dúvida a Nintendo Game&Watch, sendo Gunpei Yokoi responsável pelo seu desenvolvimento. Um senhor que pode ser considerado como o mentor de Shigeru Miyamoto e que produziu Super Mario, Metroid, Kid Icarus e criou o Game Boy.

A ideia de criar uma máquina de jogos que servisse de relógio originou uma linha de máquinas de sucesso, com dezenas de jogos que incluem Super Mario, Zelda e claro, Donkey Kong. Actualmente estas máquinas são muito caras e com relativa raridade. Aqui no Rubber Chicken temos a felicidade de ter algumas na nossa posse, que são guardadas religiosamente. Já ouviram falar daquela consola portátil muito original que tem dois ecrãs? Eu também já. Joguei com ela nos anos 80, mas só tinha um jogo.

Mas porque falar destas relíquias no Ide Jogar?

Porque Aleksandra e Daniel Mizielinscy, que constituem o estúdio polaco de design Hipopotam, fizeram o favor de recriar replicas digitais jogáveis no nosso browser. Alguns exemplares de Game&Watch e outras colecções podem ser jogados de forma perfeita no site Pica Pic Retro Handheld Games Collection, com direito a sistema de highscores e tudo. Uma delícia.

Um site que mostra de forma inequívoca o poder da Era da Internet na manutenção e preservação de arte e cultura. Porque estas pequenas máquinas são isso mesmo. E a sua jogabilidade simples continua divertida, viciante e frustrante, impossível de não jogar mais uma vez. Um site impróprio para consumo se estiverem no emprego.

Just how mama used to make.