O regresso em HD de um dos heróis mais improváveis de sempre já ganhou nome. Uma alusão ao anúncio publicitário que selaria o contracto de trabalho entre os Glukkons e os Mudokons, em que estes últimos passariam de escravos a aperitivos, vendidos pela mega-corporação de Rupture Farms. Oddworld: Abe’s Oddysee – New ‘n’ Tasty só nos chegará em 2013 e isso são más notícias, mas não podemos deixar de relembrar um dos melhores jogos de plataformas cinemático de sempre.
Lançado originalmente em 1997 para Playstation e PC, Oddworld Abe’s Oddysee constituiu o primeiro esforço do estúdio Oddworld Inhabitants fundado por Sherry McKenna e Lorne Lanning, veteranos da animação computorizada e efeitos especiais. O plano de desenvolvimento contemplava uma quintologia de jogos, e continuamos à espera do quinto jogo. Relembremos a introdução do original:
[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=Cf-tanAIK6g]
Todos eles se passam no universo de Oddworld, um planeta repleto de criaturas bizarras e estranhas localizações, de estética otherwordly, arte deslumbrante, sonorização de extrema qualidade e animação de personagens perfeita. Abe’s Oddysee ainda hoje merece ser jogado, pela forma como mistura as plataformas com resolução de puzzles, usando diversos planos de jogo, possessão e controlo dos inimigos, e mecânicas furtivas. Toda a ambiência é envolvente, sendo fácil nos identificarmos com pequeno herói que solta flatulências, num jogo amplamente premiado. Destacam-se ainda a forma como as criaturas que povoam o mundo reagem consoante as situações, todas elas com forte personalidade.
É também um jogo de humor bastante negro e algumas temáticas mais cruéis, como a exploração do trabalho, escravatura e a crueldade para com os animais. Temos a capacidade de através dos poderes de Abe despachar inimigos ou amigos de formas bastante agressivas, como explosão corporal espontânea. Um conceito cientifico que acabei de inventar agora.
A re-edição do jogo estará a cargo do estúdio Just Add Water e trará ambientes renderizados em 3D com jogabilidade 2.5D, níveis redesenhados que utilizam todas as capacidades do novo motor de jogo, novos efeitos sonoros, música e desempenho vocal e integração total com as plataformas onde será lançado, XboxLive, Playstation Network (PS3 e Vita) e PC.
Ainda não existe data de lançamento, mas sabemos que a espera ainda vai ser longa. Entretanto podemos sempre jogar os originais. Se nunca tiveram a oportunidade de jogar, podem sempre adquirir nas lojas digitais da praxe, incluindo consolas. Um clássico intemporal que se vai tornar ainda melhor. Em baixo, imagens da nova versão de Abe’s Oddysee.
Hello!
Follow me.
[slideshow]
Comments (2)
Um dos meus jogos favoritos… Até escrevi um pequeno texto sobre o remake no meu blog ainda à pouco, e eu não costumo escrever notícias :P
O original, embora seja dos meus jogos preferidos, chegava a ser muito frustrante. Estou curioso para ver se o conseguem melhorar nesse aspecto e ainda mais curioso para ver como é que o scrolling e todas estas animações 3D vão influenciar a jogabilidade. Afinal de contas, era preciso sempre muita precisão para resolver os puzzles do jogo. O Exoddus sempre era mais intuitivo.
Se estiverem interessados, está aqui um video (que ainda não vi) com 40 minutos de jogabilidade da versão Pre-Alpha, com narração do Lorne Lanning. Pega num chá e bolachas e dá uma olhadela:
http://www.youtube.com/watch?v=bSdIGD5MpOM
São favoritos meus também Keeper :D.
A nova versão está com óptimo aspecto, mas acho que o flow do jogo pode ficar diferente com a questão da fluidez do espaço jogável. Porque no original, muitos dos screens eram um mini-puzzle.
Vai ser mais envolvente de certeza :)