A melhor forma de ajudar os animais é tornando-se vegetariano, diz a PETA. Com alguma razão. Podemos, assim, tentar deixar crescer o pescoço para chegar ao cimo das árvores como fazem as girafas. Podemos também controlar, pelo menos, o apetite carnívoro do qual os nossos dentes e o nosso intestino não foram moldados. Podemos gostar de bifanas, mas nada como uma boa alimentação saudável para melhorar o nosso bem-estar. Certo é que ajudar os animais vai mais além da vontade de comer vegetais, pois a nossa acção enquanto seres Humanos com ética é que delimita as más acções que podemos ter contra os animais. Por exemplo, deixar de matar rinocerontes para obter os chifres ou enclausurar cães em um metro quadrado de espaço.

A maior organização mundial que apoia os direitos dos animais criou um jogo que sugere reverter os papéis de Pikachu e dos outros Pokémon com os treinadores. Se até hoje os Pokémon eram maltratados ao serem presos nas Pokéballs, é altura de haver uma revolução e espancar os que controlavam a sua liberdade. Num paródia, a PETA vai mais uma vez contra a Nintendo, ao pegar num tema que parece incutir nas pessoas acções de maltratos nos animais. Já parece ser um braço de ferro entre as duas gigantes, mas com humor e alguma “picada no umbigo”.

No jogo criado em flash pela PETA, Pokémon Black & Blue, a batalha entre os Pokémon e os treinadores variam de poderes entre ataques e acções mais diplomáticas, desde abraços, petições, tentativas de educar. Mas os donos não reagem bem com carinhos e muitas vezes nem se obtém qualquer resultado. A imagem dos que até agora controlavam estes estranhos animais tornou-se mais mendiga e feia de coração. No caso dos Pokemón, continuam queridos como todos os animais do mundo, mas com pormenores dos maltratos que podem acontecer em variadas situações. Por exemplo, tiraram a carne ao Oshawott para provavelmente fazer um casaco de pele. Destinava-se à Lady Gaga (Perdão, era sintético?).
A mensagem é óbvia: Libertem-nos a todos. Das arenas, dos circos, dos galinheiros, das jaulas e até do jardim Zoológico se não tiverem condições. Se conseguirem, adoptem, nem que seja um leão. A sério, adoptem os animais e não os abandonem à mercê da sorte!

Podem jogar o jogo através da página da PETA. Atenção, o jogo contém um vídeo com algumas imagens chocantes.