Às 11 horas do dia 8 de Novembro, desloquei-me ao Museu Colecção Berardo não com intenção de ver a prestigiada colecção de Arte, mas para observar crianças a sorrir enquanto duplicavam os traços do rosto imortalizado de Judy Garland. Andy Warhol perpetuara várias “Lady’s” numa cultura Pop ainda hoje muito vincada, passando o seu legado da compreensão adulta à compreensão dos mais novos. O Artista Pop não estava só nesta mesma sala, juntando-se ao rol Picasso pelo seu abstraccionismo no quadro Femme dans un Fauteuil e Amadeo Modigliani com a escultura Tête de Jeune Fille à la Frange, também impressa numa tela. Todas obras da colecção Berardo.

 

Porquê a Arte? Como saber ler a Arte? Como desfrutar de um Museu? Porque existem e porque as pessoas os visitam? Estas são algumas interrogações que o Projecto DESPERTArt do Museu Colecção Berardo, em parceria com a Nintendo, se colocam e abordam às crianças de uma forma divertida e motivante com o New Art Academy, software localizado em Português da consola 3DS. Transpor para a sala de aula conhecimentos sobre Arte Moderna e Contemporânea de forma ímpar, com o suporte da consola portátil, irá permitir às Escolas e crianças o acesso e compreensão desta vertente artística. Visa também permitir “outras possibilidades de experimentação enriquecendo deste modo as práticas educativas”, refere Cristina Gameiro, Coordenadora do Serviço Educativo do Museu Colecção Berardo.

 

A consciencialização não passa apenas pela Arte e sua compreensão. Passa também pela utilização de ferramentas destacadas pelo entretenimento, mas que são também mais-valias enquanto ferramentas pedagógicas. A Consola que é utilizada para visitas autoguiadas no Louvre, em França, vem somar o seu contributo ao mundo da Arte em Portugal. Numa altura que a Cultura, viva, foi colocada de parte por alguns representantes do País, surge um significativo fôlego para levar às crianças a criatividade, imaginação e proporcionar oportunidades que pareciam quase esquecidas, adormecidas. Devemos muito a estas iniciativas, aplaudindo o seu sucesso e abraçando assim uma melhor e transversal Educação.

 

26 Escolas de todo o País, de Bragança a Faro, serão agraciadas com o Projecto DESPERTArt que levará consigo um momento que aproxima as crianças ao universo artístico e que propõe despertar socialização e o seu self, com retrato e autorretrato. Miguel Tomar Nogueira, Editor e Redactor aqui do Rubber Chicken, partilhou a sua opinião sobre a série Art Academy no artigo 10 coisas que adoro em ti [Art Academy]. Desse mesmo artigo destaco um pensamento: “Não saber desenhar é estar preso no interior de uma folha em branco.”

Reforço ainda a ideia de permitir que crianças e até adultos acedam à cultura e possam criá-la, desenhando e pintando com o uso das novas tecnologias onde cada vez mais nos identificamos, é exteriorizar e libertar. Desde o gratujar com um ano de idade ao desenho profissional dos mestres, New Art Academy proporciona vários níveis para um bom desempenho de cada pintor e pequeno artista.

Como vi aquelas crianças da Escola Cesário Verde durante a apresentação do Projecto DESPERTArt, contentes, empolgadas e motivadas, mais algumas centenas por todo o Pais vão receber deste esforço conjunto entre o Museu Colecção Berardo e a Nintendo um especial momento rico em conhecimento. Com um pouco de sorte, ainda jogam o New Super Mário Bros. 2, pois é Arte per se e desenvolve motricidade. Mas talvez numa próxima aula.

 

Para quem ainda não conhece New Art Academy, fica um vídeo demonstrativo desta ferramenta pedagógica que promove o avanço educativo e interdisciplinar:

http://www.youtube.com/watch?v=fRYmGRlA5w4