Quimera do ouro

Cada jogo Mario é comparável à barra de chocolate no interior do gelado Feast. Comemos porque é um gelado de chocolate, mas no fundo é a saborosa barra no interior que nos faz lá voltar vezes e vezes sem conta.

Cada consola Nintendo tem de ter o seu Mario, e a 3DS tem em New Super Mario Bros 2 (NSMB2) o seu estandarte. E todos nos sabemos ao que vamos quando pegamos num dos títulos da série: saltos, marradas em tijolos, power-ups, muita corrida, muitas mortes e claro, moedas. O acaso da princesa Peach ser raptada por Bowser é aquilo que nos surpreende sempre, porque não estamos nada à espera. Eu próprio soltei uma exclamação indignada quando vi os Koopalings raptarem a princesa. Como se atrevem a fazê-lo debaixo dos bigodes de Mario e Luigi!

Its-a-me…outra vez!

Como é sabido, NSMB2 tem como foco a colecção de moedas. Esta escolha no seu design foi bastante inteligente já que as moedas, apesar de serem uma mecânica clássica, há muito vinham a perder a sua funcionalidade. Tendo como objectivo coleccionar pontos e fornecer 1UPs, a facilidade em acumular vidas nos últimos jogos levou a que as moedas perdessem algum do seu apelo. Em NSMB2 são as estrelas do jogo, com novos power-ups e modos de jogo especificamente desenhados para o açambarcamento de moedas.

E ainda assim, fiquei surpreendido pelo facto da mecânica não ter sido usada em demasia. Confesso que esperava ecrãs saturados de amarelo brilhante, e de extravagancia de números e sons de colecta, mas tal não aconteceu e ainda bem. Apesar de ser focado sobre a apanha das moedas, o jogo consegue controlar a mecânica de modo a que não se torne banal, ou que a novidade se perca em gimmick. O grande objectivo é apanhar 1.000.000 moedas (1 milhão) e acreditem que vão ter de suar para o fazer.

Avoa Mario, avoa livre.

 

Mas New Super Mario Bros 2 é também um jogo extremamente colado ao seu antecessor, ao ponto de muitas vezes ser indistinguível. Alguns ambientes, a estrutura do mapa mundo, os sistemas de jogo, os Koopalings e por vezes a música, são exemplos de elementos demasiado semelhantes. E se NSMB2 tira partido das novas capacidades 3D da consola, a verdade é que não oferece nenhum conteúdo tão inventivo como os Mini-jogos do antecessor, que tiravam partido das funcionalidades touch, oferecendo uma experiência de jogo rica e diferente.

A sequela é também um exemplo de como investir sobre um jogo pode trazer surpresas, e no meu caso a grande revelação foi a de que NSMB2 se vai tornando mais interessante à medida que avançamos por ele a dentro. Isto por culpa do fantástico design de níveis que oferece. Existe repetição de conceitos em cada mundo, como a obrigatória Casa Assombrada, o desinspirado mini-boss a meio de cada Mundo ou o castelo final onde o Koopaling de serviço se esconde. Mas os desafios que nos são apresentados compensam essa repetição (e as semelhanças com o seu antecessor), não só em termos da sua variedade, mas também pela grande quantidade de áreas secretas e segredos que cada nível esconde. Os icónicos Bonus Room são uma delícia de jogar. Existem em grande número e oferecem uma mudança de ritmo bem vinda e equilibrada.

Habituem-se a este mini-boss.

 

E de que modo explora New Super Mario Bros 2 a mecânica das moedas? Oferecendo um conjunto formas inovadoras através das quais podemos açambarcar o cobiçado ouro. Mas os power-ups dourados são a forma privilegiada de o fazer e fonte de um chorrilho de moedas que é muito satisfatório. Em especial a Flor dourada, cujo disparo provoca a explosão dos tijolos, transformando-os em dezenas de moedas, e o Tijolo Dourado que transforma a cabeça de Mario e lança moedas à medida que corremos. Alguns dispositivos modificam o ambiente e produzem ouro, como as ocasiões em que os icónicos tubos verdes jorram moedas incessantemente. Como já frisado, as mecânicas de obtenção de moedas estão bem equilibradas, evitando que a novidade se perca em repetição.

O fato de Mapache (Tanooki Suit), introduzido no clássico Super Mario Bros 3 (NES), faz o seu regresso e tem um papel de destaque principalmente em níveis de dificuldade mais elevada, ou como meio de aceder a áreas secretas. NSMB2 oferece um bónus, sob a forma do fato de Mapache Branco, que como diria Jaime Pacheco, é uma faca de dois legumes. Este power-up torna Mario absolutamente invencível, por tempo ilimitado, apenas morrendo se cair do nível abaixo ou na lava.

Apanhar moedas nunca foi tão gratificante.

O Mapache Branco aparece no inicio de cada percurso sempre que morremos consecutivamente nesse nível, e funciona como alavanca para os jogadores menos experientes ou para os mais infelizes, sendo um power-up completamente opcional. O problema é que vestir o formidável fato reluzente torna os jogadores intocáveis, mesmo frente aos bosses de cada nível. Além do mais, o excelente design de níveis acaba por ser profanado sempre que Mario corre desalmadamente, de orelhas e cauda em riste, obliterando tudo à sua passagem.

O que nos remete para o Mega e Mini Cogumelos, que também não ficaram esquecidos mas de expressão muito mais tímida. New Super Mario Bros 2 é um jogo na maior parte das vezes equilibrado. Consegue pegar em todas as mecânicas clássicas e fundi-las num todo elegante: áreas secretas, power-ups, bonus rooms, bónus de final de nível, o percurso pelo mapa mundo e claro, as moedas de ouro. Pena que a sua dificuldade desafiante seja quebrada subitamente pela presença do Mapache Branco, onde muitas vezes passamos do 8 para o 80, transição de dificuldade que podia ter sido feita com maior leveza.

Os mundos aquáticos, de fogo e o interior dos castelos, oferecem os cenários que mais beneficiam do efeito 3D.

 

Oferece conteúdo, mesmo após o termino da história, existindo mais Mundos para explorar para além dos 6 base que compõem a aventura, com a mecânica das Moedas Estrela do seu antecessor marcando também presença. Para além da campanha e da infinitude de segredos e áreas secretas a descobrir, NSMB2 oferece ainda um modo multijogador local, onde podemos partir à aventura com Mario e Luigi, sendo necessário duas cópias do jogo e duas consolas, respectivamente.

A Caça às Moedas é talvez a novidade de maior destaque, um modo de jogo imprescindível para alcançar o objectivo de 1 milhão de moedas. Aqui podemos percorrer percursos de níveis agrupados de 3 a 3, com o timer bastante reduzido e com apenas uma vida. Para conseguirmos amealhar as moedas que apanhamos, temos de percorrer os três níveis sem morrer ou sem que o tempo se acabe. A Nintendo disponibiliza também DLC com novos percursos para este modo. Mais ainda, através do SpotPass poderemos desafiar os recordes de moedas de outros jogadores. Se conseguirmos vencer o desafio, ganhamos a quantidade de moedas correspondente a esse recorde. Esta será talvez a forma privilegiada de açambarcar moedas em maior quantidade, para atingir o grande total 1.000.000. O modo também pode ser jogado em modo singleplayer, sendo que desafiar outros recordes depende do número de jogadores na nossa localização que têm o jogo e o SpotPass activo.

It’s gold Jerry, GOLD!

 

O melhor: design de níveis brilhante; consegue ser muito desafiante mesmo para os mais experientes; mecânicas clássicas Mario articuladas na perfeição; apanhar moedas em catadupa é muito gratificante; os bonus room são excelentes.

O pior: mini-bosses repetitivos e desinspirados; fato de Mapache Branco anula o desafio e o excelente design de níveis; inova muito pouco em relação ao seu antecessor, principalmente ao nível da estrutura do jogo;

New Super Mario Bros 2 oferece a jogabilidade clássica a que já nos habituamos, com um maior foco sobre as moedas que acaba por ser equilibrado. O jogo destaca-se principalmente pelos níveis e áreas secretas cuidadas, e por uma dificuldade desafiante, mas que pode ser subitamente quebrada pela utilização do Mapache Branco. Inova muito pouco em relação ao antecessor e isso é evidente ao nível da estrutura que o jogo apresenta, sem oferecer uma funcionalidade de destaque como os mini-jogos do primeiro jogo. Ainda assim, NSMB2 é um jogo sólido, e globalmente superior ao anterior, pela forma elegante como mescla todas as mecânicas clássicas, níveis e desafios. O apelo renovado das moedas de ouro é bem-vindo e uma mecânica que esperamos que continue a ser explorada em jogos futuros.

(Exclusivo Nintendo 3DS)