A interpretação que o site RGB Classic Games faz da lei do copyright é tão livre como um canário ao qual acabaram de abrir a gaiola. Porém, assim como a ave doméstica, o futuro dessa liberdade é uma mancha incerta onde tudo pode acontecer, inclusive uma ou mais cartas de firmas de advogados.
O RGB considera que é quase impossível verificar a longevidade dos direitos de autor. Isto porque a lei Americana estabelece que, no mínimo, os direitos da obra mantém-se na propriedade do seu criador ou descendentes até 70 anos após a morte deste. O RGB considera que uma vez que os jogos são criados por grandes equipas, é impossível determinar esse período de 70 anos. Logo, como o registo do jogo mais antigo neste site data de 1984, pela teoria só seria do domínio público em 2079. Como estas contas são demasiado complicadas e difíceis de comprovar, então disponibiliza-se os jogos gratuitamente às pessoas e não se fala mais nisso. Até parece português.
Criatividades interpretativas à parte, existe uma certa missão no RGB de preservar a memória de muitos jogos que possivelmente já só colecionistas e entusiastas históricos iriam experimentar. Essa é uma demanda com a qual concordamos em absoluto. O final dos anos 80 e os anos 90 foram férteis na criação de jogos para computadores pessoais e a era do shareware em DOS adiantou em mais de 20 anos os fenómenos do free-to-play e da criação independente de jogos.
O RGB dispensa a utilização de emuladores e instalações e utiliza a tecnologia Java que está instalada na maior parte dos nossos browsers diários para correr os jogos. Torna-se possível experimentar mais de 300 jogos clássicos de PC no conforto do Firefox, Chrome ou Safari. Curiosamente, muitos destes jogos estão disponíveis para compra no outro site de clássicos GOG.com, daí que será curioso acompanhar as reacções da plataforma retro nos próximos tempos, agora que o RGB começa a aparecer em destaque em artigos de grandes sites.
Por isso, enquanto não se abrem as portas dos gabinetes e saem centenas de advogados montados em cavalos em chamas no encalce dos criadores deste site, é aproveitar para experimentar algumas das melhores mecânicas que já se criaram. Para começar, sugerimos estas 10 pérolas:
– Abuse
– Zool
– Detroit
E como não podia deixar de ser, o jogo que dá nome ao Rubber Chicken: The Secret of Monkey Island.
Comments (10)
que conversa mais *barata* essa de dizer que partilhar gratuitamente é coisa de português. enfim
É ironia e humor Pedro, como tudo o resto no Rubber Chicken :)
ok :) já agora, aquele jogo da imagem no artigo n está na lista pois não? eu corri os links todos e n encontrei nenhum race game
Pedro, penso que o jogo da imagem é o World Rally Fever, neste link:
http://bit.ly/VI0GXf
Meu deus!! Abuse e tubular worlds… sinto me com 8 anos de novo :P
Abuse…mais um que ficou para a história. Acho que não conheço ninguém que não se lembre desse jogo :D
Bem verdade! Lembro de jogar isso as escuras com um cobertor por cima da cabeça lol Epico! a ultima vez que o joguei foi num site de abandonware… abandonia penso que era o nome…
É o World Rally Fever sim senhor. A versão financeiramente mais acessível da arcade do Power Drift :)
http://www.arcade-museum.com/images/118/118124215333.jpg
Este site lembra o defundo french kiss abandonware. Interessante que o RGB oferece link para o GOG. No fundo é mais importante preservar os jogos. Jogar gratuitamente (por enquanto) é um bónus :)
Sou só eu que já não consigo aceder?