Ainda não é a Valve a assumir-se concorrente, não é a Sega a tentar outro lugar ao sol, nem é a Sony a reformular a ainda desaproveitada PS Vita.  Sorrateiramente e com pezinhos de lã, a NVIDIA apresentou Project Shield, a consola portátil para jogos Android e compatível com o Big Picture do STEAM. A primeira máquina que incorpora o Processador Tegra 4, com 5 núcleos de consumo baixo. Além dos jogos Android apresentados com qualidade, é possível aceder aos jogos através de um PC (com placa GeForce GTX, sendo ainda uma condição), através de uma rede privada e fazendo Streaming de títulos na tela do recente gadget da NVIDIA.

Títulos como Assassin’s Creed III; Bordelands 2; Need for Speed Most Wanted ou Battlefield 3 são alguns dos jogos compatíveis com a força deste novo processamento, com um comando que parece o controlador Wii U Pro. Perdão, da Xbox, levando a questionar-me porque não produzem algo parecido com a PS3. Será pela ergonomia, certamente.

nvidia-project-shield

 

A primeira surpresa de 2013, ano que se aguarda prováveis novos anúncios sobre hardware do género ou de nova geração. A consola OUYA demonstra-se com um design apetitoso, a Valve guarda no cofre segredos por desvendar, A Microsoft e a Sony aumentam expectativas incertas; e a Sega… continua com o Sonic.

Será 2013 um ano para apostar em novos desafios? Haverá lugar para todos? Será Project Shield o primeiro passo para demonstrar a potencialidade com o STEAM? A NVIDIA quer demonstrar que sim.

Project Shield Nvidia