O percurso da Funcom no mundo dos MMORPG não tem sido propriamente sólida desde que lançou Anarchy Online, e ainda assim já conta com mais dois jogos, Age of Conan e o mais recente The Secret World. Ao longo dos últimos anos temos assistido à migração de cada vez mais produtos, de um modelo de subscrição paga, para free-to-play ou de eliminação das subscrições. Sem o volume de negócios de um World of Warcraft, a verdade é que dezenas de MMORPG existem e subsistem no mercado actualmente.

Foi para mim estranho compreender a postura da Funcom aquando do lançamento de The Secret World com modelo de subscrição paga, tendo em conta que Age of Conan se viu obrigado a tornar-se free-to-play para atrair jogadores e rentabilizar o produto. Sem surpresas, The Secret World seguiu um caminho semelhante, desta feita removendo as subscrições e tornando-se num buy-to-play, na linha de jogos como Guild Wars 2.

O jogo da ArenaNet é talvez o exemplo perfeito de como criar um produto atractivo num mercado saturado de ofertas e dominado por um jogo específico (WoW). O segredo não foi apenas o modelo de compra, mas o produto em si, que conseguiu renovar muitas das mecânicas clássicas do MMORPG pós-World of Warcraft.

Guild-Wars-2

 

Agarrar segundas oportunidades.

As boas notícias para os aficionados e curiosos por The Secret World, é que desde que a subscrição foi cancelada, o jogo teve um crescimento de 400% na sua população de jogadores e um acréscimo de 30% nas vendas, nas últimas 4 semanas. Cerca de 70.000 cópias, em comparação com as 200.000 nos primeiros dois meses. A Funcom afirma que irá realizar reestruturações na empresa, e transferir o seu foco de acção para MMO mais singelos, com menos riscos financeiros, já com o seu próximo jogo LEGO Minifigures. As más notícias é que as reestruturações normalmente significam que alguém perde o emprego, como aconteceu em Agosto de 2012.

Outro exemplo de jogo que teve um acréscimo na população de jogadores e de investimento foi Lord of The Rings Online. Um dos MMORPG que se conseguiu manter por mais tempo funcional, pela sua temática, número de aficionados e jogabilidade competente, ainda assim viu-se obrigado a se tornar free-to-play em 2010, com micro-transacções. Lançado em 2007, recebeu a sua mais recente expansão em Outubro de 2012 e pode ser actualmente jogado no Steam. Interessante como o crescimento das comunidades nos serviços de distribuição digital acabam por ser um catalisador para a renovação de subscrições e manutenção de produtos.

Cada vez mais existem nichos de mercado para todos os gostos, e desde que os conteúdos sejam renovados, o jogo seja estável e exista comunidade, muito títulos podem ter a sua vida prolongada. Ou no caso de The Secret World, ter uma segunda oportunidade.

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