Durante a Primavera e o Verão, o que pode significar entre 20 de Março e 21 de Setembro, a Virtual Console vai finalmente chegar à Wii U. A experiência promete ser fantástica porque os jogos vão poder ser jogados também no ecrã do GamePad e incluir comunidades Miiverse dedicadas. Quem já experimentou ambas as experiências percebe porque os jogos clássicos dos anos 80 e 90 vão ser tão apetecíveis na nova consola.

No entanto, não é possível não ficarmos também decepcionados com este lançamento, pois apenas estão prometidos os jogos da Nintendo Entertainment System, Super Nintendo e Gameboy Advance (a novidade). Satoru Iwata não falou sobre todos os outros sistemas e jogos que já estão disponíveis na Virtual Console da Wii original, incluindo Sega Megadrive, Nintendo 64, entre outras. Esperemos que isto seja apenas um período temporário enquanto todos os jogos são optimizados para a Wii U, e que a Nintendo não abandone o “transporte” desses clássicos. De qualquer forma, está prometida uma espera prolongada.

NES Aniversary

Nem tudo é mau, aliás, há até uma coisa maravilhosa. A Nintendo está este ano a comemorar os 30 anos do lançamento da Family Computer (Famicom) que viria a ser conhecida no Ocidente como Nintendo Entertainment System. A partir desse dia mítico o mundo nunca mais foi o mesmo e os canalizadores passaram a ser vistos de uma forma mais simpática. Para a comemoração, a marca nipónica obcecada por bananas decidiu lançar uma campanha de experimentação dos seus clássicos Virtual Console na Wii U.

virtual console trial campaign

 

Todos os meses vai ser lançado um título clássico da NES ou SNES ao preço irrecusável de 30 cêntimos(!). Não, não estamos a falar de fundo de catálogo ou do E.T. Estamos a falar de jogos como Balloon Fight (já disponível), F-Zero (Fevereiro), Punch-Out!! (Março), Kirby’s Adventure (Abril), Super Metroid (Maio), Mario & Yoshi (Junho) e o rei Donkey Kong (Julho). É um doce perfeito para o amargo de boca do atraso da Virtual Console mas é mais uma prova, assim como o antigo programa de embaixadores da 3DS, que a Nintendo percebe quando tem de fazer damage control. Venham os jogos, desta vez sem termos de os soprar.