A nova Xbox é hoje o alvo de rumores, de fontes desconhecidas, de pressupostos, cócegas, e maquiavélicas suposições que visam alterar o mercado dos jogos físicos. A revista Edge, referência em tecnologias e Videojogos, não foge à tentação de citar fontes desconhecidas que já experimentaram a consola de nova geração da Microsoft. A seguir, todos os sites da especialidade referem o mesmo artigo, com pé atrás ou criando ainda mais entusiasmo em torno da notícia de fontes incertas.
Referem que esta consola vai requerer obrigatoriamente uma ligação de internet para funcionar – terrivelmente contraditório ao usuário em geral por todo o mundo, embora maior parte possa ter internet – retirando a possibilidade de jogar jogos em segunda mão, pois “acreditam” que os jogos físicos vão trazer um código de activação para verificar se o jogo é novo ou usado (contraditório a alguns usuários comuns que compram jogos em segunda mão, e outros com consolas alteradas, vulgo chipado).
Também mencionam que o kinect será melhorado e incorporado na própria consola, sendo que o HD-DVD (e DVD-9) termina a guerra contra o Blu-ray, passando a consola a também utilizar o mesmo formato da Sony. Peter Moore, Ex Vice Presidente da Microsoft Interactive entertainment, já tinha informado que se a Microsoft perdesse a guerra contra o Blu-ray, também teria de começar a utilizar leitores deste último formato. Pouco depois, Peter Moore foi desmentido pela própria Microsoft sobre esta possibilidade. Caso para dizer “nunca digas nunca” se a Edge estiver correcta sobre os dados que apresenta acerca da nova consola.
Após o sururu em volta da PlayStation 4 ou Orbis (ou, quem sabe, Pay Station next-gen), é a vez da Xbox 720 (ou, quem sabe, Ex-box para alguns devido à restrição de jogos usados) a ser o centro das atenções. Estamos todos ansiosos em conhecer as duas novas consolas, mas vamos com calma ao lançar rumores, sejam correctos ou especulativos.
O que podemos esperar é uma consola que não irá certamente desiludir.
Comments (9)
Ainda há pouco estive a discutir com amigos como achava que o artigo da Edge era um autêntico non sense, exactamente pelas mesmas razões que tu Frederico!
Se todas adoptassem o recurso a códigos de activação (como a EA tem alguns, por ex) acabaria o mercado dos usados.
E já estou a preparar um especial sobre os jogos vendidos numa feira lisboeta :)
Mas…mas…então e as pageviews? Mas esperem lá, Rubber Chicken, estás de certa a alinhar nesse “esquema”. Noooooooo! (brincadeira, ou talvez não)
Não é alinhar em esquema. É uma crítica, em parte, ao esquema. :)
Sei disso. Estava só a meter nojo :P
Falando sobre o conteúdo do esquema, custa-me acreditar que a Microsoft seja tão estúpida ao ponto de implementar a tal obrigatoriedade relativa à ligação à Internet. É uma medida parva, a não ser que esta queira acabar de vez com a sua divisão de jogos.
Mas o facto destes últimos rumores virem da “conceituada” publicação EDGE, ficamos sempre naquela, “hummm…será?”
Para isso existem os rumores. Para deixar dúvidas no ar e colocar todos a falar do mesmo. Não ligaria a este rumor se não achasse também absurdo a obrigatoriedade de ligação (acaba por ser um impedimento para jogar. Imaginemos que se fica sem net por várias horas ou dias) ou o impedimento com jogos usados (muita gente só compra usados). Claro que, quem ganha com usados, não é a Microsoft. A questão que se pode colocar é como a Microsoft poderia fazer render os seus títulos usados?
Assim de súbito, não estou a ver nenhuma solução legítima que possa ser usada pelas produtoras e editoras, de forma a conseguirem obter retorno financeiro no mercado dos jogos usados. Mas alguém há-de arranjar qualquer coisa. A farsa que é o online pass foi apenas uma começo.
Pois bem, daquilo que pude ver da ps4 ate fiquei bastante impressionado, não pelo poder de processamento nem gráfico mas sim pelo serviço online, de qualquer forma acho que ainda e muito cedo para se falar da ps4 ou da nova xbox, ate porque já estamos habituados a que a sony nunca cumpra metade do que anuncia.
Como sou um geek e tenho todas as consolas que existem, depois de adquiri as duas venho aqui dar a minha opiniao.