Led, Zeppelins & “Dazed and Confused”

Já sonhou com disparar toneladas de chumbo contra um zeppelin inimigo, enquanto voa através de paisagens steampunk, possivelmente pós-apocalípticas, ao mesmo tempo que tenta desesperadamente manter a sua embarcação aérea intacta? Se a resposta é “não” a sua vida deve ser incrivelmente aborrecida, se é “sim” então prepare-se para os flashbacks e ataques de PSPT (Perturbação de Stress Pós-Traumatico), pois Guns of Icarus Online não é para brincadeiras.

Guns of Icarus Online

Im a led farmer motherf*cker!

 

Guns of Icarus Online viu a luz do dia em Outubro de 2012, e foi descrito pela Muse Games (responsáveis pelo desenvolvimento do jogo) como o descendente directo de Guns of Icarus (sem “Online”), sendo na realidade mais um remake do que um sequela propriamente dita. Icarus, como muitos outros jogos do ano passado, só foi possível através do Kickstarter – quando este ainda era um sitio agradável no qual eram propostas ideias interessantes. Este jogo é tão brutal para os novos jogadores, que nos dias seguintes ao seu lançamento a comunidade era um desastre total, formando-se equipas aleatórias em que ninguém sabia como dirigir o zeppelin, originando longas e entediantes batalhas em que os participantes mal se avistavam na linha do horizonte. No entanto, com persistência tudo foi ao sitio.

Somos projectados vertiginosamente para o campo de batalha assim que acabamos de escolher uma classe para a nossa personagem, ainda mesmo sem perceber as funções que temos dentro da embarcação e como as executar. O papel de cada uma das classes é essencial para a equipa, e o stress que este jogo pode causar durante as primeiras sessões de jogo é monumental. Assim que nos ambientamos começamos realmente a entrar no espírito do jogo, conseguindo até por vezes nos perder no lindo e fofinho céu azul que nos rodeia, enquanto chacinamos uma embarcação “inimiga” simplesmente porque se aproximou de nós.

O companheirismo que se forma em Icarus pode de facto ser bastante, principalmente porque todos os jogadores têm a noção que para manter a nossa embarcação intacta é preciso cooperação e o cumprimento à risca do nosso papel. Esta dependência mútua vem em muito beneficiar a comunidade online do jogo, porque assim que um adolescente profundamente frustrado com a quantidade de pelos púbicos que tem na sua genitália grita enfurecido “NOOOOB!!!”, é automaticamente expulso e obrigado a mudar a sua atitude, ou a crescer um pouco até jogar.

O jogo acaba por se tornar muito absorvente depois da barreira inicial, as mecânicas de jogo são simples o suficiente para ficarem impressas no nosso subconsciente assim que as descobrimos, só não são muito explicitas na sua exposição ao inicio. No entanto estas “tarefas” das classes também se tornam aborrecidas rapidamente. Digamos que a classe escolhida pelo jogador é a de Engineer. Grande parte do tempo vai ser passado a concertar os danos feitos na embarcação, o que se traduz em termos mecânicos como: clica no objecto e espera que a barra chegue a 100%.

No mundo de Icarus existe pouca progressão e evolução em bastantes aspectos. Existem três classes à escolha do jogador – Pilot, Gunner e Engineer – e todas elas são interessantes e estimulantes de inicio, pois têm funções muito distintas que se fazem sentir essenciais abordo do nosso zeppelin, no entanto a progressão destas classes é muito pequena e desinteressante. Um Pilot diverte-se bastante a personalizar a sua embarcação mas é notável a quantidade reduzida de opções. Sugeria-se um DLC com autocolantes da “Diesel”, “Monster”, aquela miúda com um chapéu da discoteca espanhola “Penelope”, o peixinho de Jesus, mais uns ailerons fluorescentes e uns neons de nitroglicerina.

Tenho que arranjar maneira de meter uns rims nestes balões.

Tenho que arranjar maneira de meter uns rims nestes balões.

 

Esta falta de conteúdos não se reflecte só nas Classes e no zeppelin, mas também no mundo e na história do jogo. Os mapas são sem duvida visualmente impressionantes, mas são poucos para um jogo que ambiciona ter uma comunidade online activa diariamente. A história é pura e simplesmente curta e desinteressante, algo que não lesiona muito o título, visto que o seu componente principal é o gameplay.

Outro factor que não ajuda nada na reputação de Icarus é a frequência com que ocorrem bugs. Vamos ser realistas, criar um mundo do zero que articula grafismo, áudio e programação não é fácil, e a maioria de nós nem tem a mínima ideia de como começar a trabalhar em tal projecto, portanto a existência de bugs é incontornável. É pura e simplesmente impossível para uma equipa de developers, que tenta criar experiências de jogabilidade novas, resolver todos os bugs que vão aparecendo no caminho. No entanto é essencial que o jogo não esteja “partido”, os bugs não podem estragar a experiência de jogo na sua totalidade ou maioria, e apesar de Guns of Icarus Online não ser um inferno neste sentido, é por vezes bastante frustrante.

Não quero de maneira nenhuma passar a ideia que o jogo é definido por bugs, na realidade os bugs que encontrei até são poucos, mas são mais frequentes que o desejável. O que se destacou na minha experiência é já conhecido pelos developers porque muitos jogadores encontram o problema: o atravessamento do chão do navio e a subsequente queda para o infinito. Tivesse este bug acontecido uma única vez, estes dois últimos parágrafos nem sequer existiam.

Mas os casacos são muito estilosos...

Mas os casacos são muito estilosos…

 

O melhor: Apesar dos seus defeitos, o jogo tem valor na inovação de mecânicas e é visualmente esplêndido. É bastante divertido e tem uma boa comunidade, principalmente nos combates aéreos chegam que mesmo a ser vertiginosos e atingem uma intensidade emocional bastante elevada!

O pior: Os bugs são mais frequentes na versão Mac que na de PC, no entanto abrangem as duas plataformas. A progressão do jogador é demasiado linear.

Guns of Icarus Online é um jogo Steam. Isto é importante de referir porque reflecte não só um certo selo de qualidade como também quer dizer que, mais cedo ou mais tarde, este jogo vai estar ao preço de uma pastilha Gorila. Quando tal acontecer todos os seres com polegares oponentes neste planeta devem experimentar Icarus. A experiência de jogo é comparável à primeira vez que andamos de avião: primeiro é assustador, depois torna-se divertido e algum tempo depois é apenas aborrecido. A curva de aprendizagem no inicio de Icarus  é praticamente uma ravina, mas quando começamos a compreender o jogo e as suas manias, este torna-se muito divertido. Contudo, devido à falta de conteúdos avançados, a novidade gasta-se rapidamente. Guns of Icarus Online deve ser jogado por pessoas pacientes e persistentes. Para os outros jogadores fica o aviso: a experiência é o mais longe do “casual” possível!

7

Sobre as análises e sistema de classificação

 

Análise das versões PC e Mac