Ontem tivemos a oportunidade de ter mais um vislumbre da grande aposta da Ubisoft para 2013. Mais algumas imagens, um vídeo e a confirmação oficial da presença do jogo na nova geração de consolas.

No vídeo de gameplay apresentado na conferência da Sony podemos ver o protagonista Aiden Pearce enquanto percorre as ruas de Chicago e interage com os seus habitantes. Através do seu telemóvel?, Aiden acede a qualquer dispositivo electrónico público e privado, interagindo com ele. Consegue entre outras coisas, levantar dinheiro de uma máquina ATM, accionar mecanismos e ter acesso a informações pessoais de qualquer cidadão.

 

É possível ver de que forma o UI interage com o jogador e acção, de uma forma reminiscente de Assassin’s Creed, não fosse Watch_Dogs fruto de uma linha de design Ubisoft, que já se tornou reconhecível em diversos títulos da empresa. No trailer vemos ainda a forma como iniciamos “missões” através da invasão da privacidade alheia. É possível recolher informações acerca dos transeuntes, e alguns deles apresentam um risco de se tornarem vítimas de um crime. Seguir essas pessoas é vital se desejarmos impedir que esse crime ocorra.

A ambiência de Watch_Dogs é fantástica. Pequenos pormenores como o vento a empurrar lixo que está no chão, o facto de Aiden tapar a cara quando está armado, a iluminação e a movimentação da cidade são excepcionais. Na cena de perseguição do vídeo, em alguns momentos a acção fica em câmara lenta e vemos Aiden a interagir com o ambiente. Supomos que de forma contextual e quando estamos envolvidos em determinada acção (como uma perseguição, por exemplo) este facto ocorra de modo a conseguirmos interagir com o ambiente de forma eficaz, como se pode ver no vídeo. Se pensarmos bem, Assassin’s Creed dispõe de mecânicas similares, em que determinadas acções que escolhemos fazer modificam a forma como interagimos com o ambiente.

Isto não passam de suposições, ao ver a forma como o jogo decorre no vídeo. Mas não conseguimos deixar de nos impressionar com o modo como a Ubisoft está a criar, mais uma vez, uma experiência de open-world diferente e entusiasmante.

[youtube.com/watch?v=QiFsnq98jjU&feature=youtu.be]