Ray Muzyka, co-fundador e ex CEO da BioWare, e Colin Johanson, Director do jogo Guild Wars 2 que lidera a equipa na produção de conteúdos do mesmo jogo pela empresa ArenaNet (Subsidiária da NCsoft), vão pisar solo Nacional para partilhar a sua experiência profissional na área dos Videojogos. Estes dois pesos pesados da indústria vão estar presentes dia 25 de Fevereiro no Instituto Superior Técnico, Campus da Alameda, em Lisboa.
Ray Muzyka co-fundou uma das maiores e mais conceituadas produtoras de Videojogos: a BioWare. Foi Produtor Co-Executivo juntamente com Greg Zeschuk de títulos tão propalados como a série Baldur’s Gate; Série Neverwinter Nights; Star Wars: KOTOR; Star Wars: The Old Republic; Dragon Age 1 e 2; e Mass Effect 1, 2 e 3.
Ambos os produtores afastaram-se da Electronic Arts, que adquiriu a BioWare em 2007, um dia após a empresa revelar a produção de Dragon Age 3: Inquisition. Muzyka escreveu aos fãs e à comunidade que era o momento de seguir um caminho diferente, apostando em empreendedorismo social, promovendo a educação, a saúde e instituições de solidariedade dos direitos do animais. Zeschuk, por seu lado, decidiu dar mais tempo à família e apostar na promoção de cerveja artesanal com eventos e pelo seu blog The Beer Diaries. Zeschuk disse ao site Polygon “Não sei, eu penso que podem gostar de jogos e podem gostar de cerveja”. Um brinde a isso, Zeschuk!
A palestra de Ray Muzyka irá centra-se nas primeiras duas décadas da BioWare: a evolução da visão, produtos e negócios. Para mais informação sobre o produtor, podem ver aqui.
O tema da palestra de Colin Johanson (Guild Wars 2): Construir um jogo concentrado na comunidade. “Esta apresentação irá focar-se nas decisões de desenho e desafios que encontram ao tentar construir um jogo centrado na comunidade, no espaço dos jogos online. Capturada através das lentes do franchise Guild Wars em particular, a apresentação irá discutir como ao tornar a comunidade o foco do teu jogo irá afectar decisões sobre uma visão geral, desenho dia-a-dia e monetização do mesmo”, informa no site da XX SINFO.
Guild Wars 2 vendeu 3 milhões de cópias até hoje e para 2013 já existem planos para melhorar a experiência Guild Wars 2. Focando a importância da comunidade, o jogo vai trazer mais conteúdos com achivements que permitirá aos membros conseguí-los indo juntos em missões. Guild Wars 2 é um bom exemplo de como um jogo é moldado de acordo com a comunidade, atendendo aos interesses dos gamers e fãs de MMORPG. Um dos melhores. No vídeo seguinte, Colin Johanson explica por si as melhorias previstas:
XX SINFO não é um evento tecnológico que apenas aposta em temas em torno dos Videojogos. É também dedicado a Multimédia, Bio-Engenharia, Cibernética e outros com workshops, painéis de discussão e exposição tecnológica. Constam no quadro de oradores nomes como Afonso Salcedo (Dreamworks, Pixar); Rick Falkvinge (Partido Pirata Sueco); Joel Spolsky (Stack Overflow); Rob Bishop (Raspberry Pi); Kevin Warwick (Cybernetics); Allan McRae (Arch Linux). Anualmente, os alunos de Engenharia Informática organizam este grande evento, e que apresenta um leque de personalidades mundialmente conhecidas e seriamente interessantes.
Podem também inscrever-se no Workshop “Designing a Game: Step by Step” (6 horas) já este Domingo, dia 24, com Rui Prada, Professor Assistente do IST e co-fundador da Sociedade Portuguesa de Ciências dos Videojogos. Outro Workshop em UDK irá decorrer, mas as inscrições para este já se encontram fechadas. Para mais Workshops, consultar aqui.
Para mais informação, podem ver no site oficial da XX SINFO e não deixem passar uma oportunidade que pode ser única. Para a agenda do evento que termina a 1 de Março, ver aqui.
A entrada é gratuita.