Em 2001 as regras do jogo mudaram e não, não foi deixar de se receber dinheiro na casa da partida. Deixou foi de haver casa de partida. A partir de Grand Theft Auto III o mundo passou a ser uma grande caixa de areia onde a liberdade de movimentos era a palavra de ordem (sempre acompanhada da interjeição mais dita nas suas ruas digitais: “ahhhhhhh!”).
Actualmente uma enorme percentagem de jogos contém o GTA no seu DNA, na forma como se elaboram os mundos abertos, na quantidade de colecionáveis espalhados pelo mundo de jogo e na estrutura de missões principais e secundárias. Assassin’s Creed, Far Cry, Batman, Dishonored e muitos outros adoptam algo que se tornou já mecânica comum mas que tem na série da Rockstar o seu estado embrionário.

O céu é o limite.
Hoje, dois desses sucessores espirituais receberam datas, dois jogos tão diferentes e no entanto tão iguais.
LEGO City Undercover, o jogo exclusivo de mundo aberto da Nintendo Wii U está a caminho da consola mais pequena com o título LEGO City Undercover: The Chase Begins. A adaptação para a 3DS é uma prequela ao jogo da Wii U e promete também uma cidade em mundo aberto, agora na portátil. Quanto de LEGO City vai a TT Fusion conseguir encaixar na consola, é a maior curiosidade a descobrir?
O outro jogo, bem mais doentio, é a quarta parte da série Saints Row. Ora, quando temos uma das séries mais tresloucadas da indústria, onde combater inimigos com enormes pénis de borracha é quotidiano, a avisar num comunicado de imprensa que a tudo o que já nos habituámos junta-se agora uma invasão alienígena e super-poderes, é também uma interjeção que nos surge na cabeça: WFT? Space Dildos?
Por ambas as razões: pelo primeiro ser um mundo aberto da LEGO para a pequenada (do qual já conto mais de 20 horas de jogo do original e sem vontade de parar), e pelo segundo ser uma das séries mais dementes da história dos videojogos, queremos jogar. LEGO City Undercover«: The Chase Begins a 26 de Abril, e Saints Row IV a 23 de Agosto.