Sabemos que existem mil e um temas LEGO. Sabemos que existem mil e um jogos LEGO. Mas alguma vez sonharam em ter um conjunto de peças relacionadas com o vosso jogo favorito, criadas especialmente para vocês, com a possibilidade de ganharem royalties? Isto é possível no LEGO CUUSOO.
Qualquer um de nós pode criar um projecto, com um protótipo do set de LEGO que gostaria de criar e liberta-lo sobre o mundo. Se existir um suporte de até 10.000 pessoas, a LEGO compromete-se a avaliar o protótipo e, quem sabe, a torná-lo uma realidade. A minha atenção disparou com um projecto que já conta com quase 4500 apoiantes, para a conversão de um dos grande jogos de 2012:
Um set de LEGO FTL seria perfeito. Não só a direcção artística do jogo se presta perfeitamente à estética das peças, como destruir a nave em pedaços se tornaria algo muito divertido, ao contrário do que acontece no jogo. Perder a nossa estimada nave, juntamente com os seus tripulantes é uma experiência traumatizante. Nunca mais consegui olhar para o céu de uma noite estrelada da mesma maneira. Imaginava o meu querido Engi de olhar mortiço a flutuar pelo espaço, o meu Slug carbonizado pelo fogo, e aquele humano de quem não me lembro o nome e que não sabia muito bem o que fazer com ele. Andava só ali atarantado quando a nave era invadida. Com este set podemos ainda despedaçar os Mantis membro a membro, com muita calma e ponderação. Não tenho nada contra eles, só os quero ver sofrer.
Mas deixemo-nos de traumas e vamos conhecer mais algumas ideias que encontrámos no site, todas relacionadas com videojogos. Algumas excelentes, outras nem por isso.
O mundo de Gomez presta-se perfeitamente a estas andanças das peças coloridas. Não só se parece incrivelmente com um set da LEGO, como ainda nos permitiria fazer daquelas construções verticais com pouca estabilidade. Para acabar espalhado no chão em poucos segundos. Ninguém disse que a vida era justa.
O objectivo deste set seria, no fundo, brincar ao The Last Guardian. Esperávamos sentados, mas pelo menos entretidos.
Já que o MMO foi cancelado, poderíamos criar o nosso próprio mundo Mega-Man. Com um universo de jogos tão vasto, este tem pano para mangas. Mega-Mangas.
Por muito que a consola em si se pareça com uma peça de LEGO, não estamos muito convencidos. Tem o aspecto de que se vai desmontar a qualquer momento, coisa que está longe da realidade da verdadeira consola, que era rija como uma pedra. Na sua geração, era das mais “fortes”, rivalizando com o tijolo preto da Microsoft.
O conceito é promissor, mas não estou a ver como descalçavam a bota da Morph Ball. Porque Metroid sem essa habilidade não é Metroid.
Interessante, mas na prática seria pouco funcional. Não estou a ver corridas a alta velocidade numa pista destas, pelo menos com as naves. As peças voariam a alta velocidade pela sala, isso não tenho dúvidas.
Estranhamente, o conceito até poderia resultar, mas talvez seja pouco prático. Por muito que gostemos deste jogo, não agoiramos um futuro risonho para este protótipo.
Poderíamos recriar os nosso níveis de Super Mario, Donkey Kong e finalmente ajustar contas com aquele maldito cão.
Só pelos Pikmin e Olimar, este set já valia a pena. Podíamos tentar ainda convencer os Pikmin a irem buscar-nos o jornal, mas não ia resultar porque não são de verdade. São bonecos de plástico.
Este protótipo está com um aspecto fantástico e podemos facilmente imaginar como ficava a Green Hills Zone nas paredes da nossa sala. Parece mais sólido do que Wipeout, mas isso não quer dizer que também não voassem peças pelo ar.
Este era como Mega-Man, dinheiro em caixa. Com a quantidade de mundos e ambientes que o jogo tem, seria uma colecção difícil de resistir. Este projecto chegou aos 10.000 apoiantes recentemente.
Minecraft
Como não poderia deixar de ser, o único destes produtos que já se encontra aprovado, e actualmente à venda. Porque será?