This is the pinball you’ve been looking for!

“R2 diz que as chances de sobrevivência são de 725 para 1. No entanto, o R2 já cometeu alguns erros… de tempos a tempos…”
C3-PO

Perguntei a várias pessoas o que pensavam sobre pinball e as respostas foram autênticas dicotomias. “Odeio”, “é uma seca”, “aquela bola irritante” soaram como unhas num quadro aos meus ouvidos, mas “sempre adorei”, “passava horas nisso” e “que vício” pareciam a melhor banda sonora. O ponto em comum destas opiniões foi sempre o olhar nostálgico com que eram dadas. Quase que conseguia ver os olhos das pessoas a fixar uma dessas máquinas de bolas saltitantes, como que a segredarem que já passaram 15 ou 20 anos desde que entraram num salão de jogos. Hoje em dia não é preciso deslocarmo-nos da nossa sala de estar para jogar pinball, temos tudo num clique de um comando, de um rato ou até de um telemóvel. Zen Pinball 2 oferece-nos uma das melhores experiências de pinball que podemos atravessar com a sua extensa lista de mesas, na qual também brilha Star Wars.

No total existem três mesas relacionadas com a saga, disponíveis na versão experimental da PS Store, com algumas diferenças notáveis entre elas. Temos uma dedica ao caçador de recompensas mais famoso da Galáxia, Boba Fett; uma inspirada nas aventuras de Anakin Skywalker, Ahsoka e companhia, da série de desenhos animados do Cartoon Network, Clone Wars; e ainda uma que acompanha a história do episódio V da trilogia inicial.

pinball star wars 1

Um camelo lá ao fundo? Não! Um AT-AT!

 

Star Wars Episode V: The Empire Strikes Back

De longe, a mesa mais interessante e divertida de todas, embora logo de entrada não aparente. O cenário dá-nos a sensação de estarmos a jogar dentro de uma das naves mais características dos filmes, as Star Destroyers do Império, onde temos a mesa encostada a uma das janelas com uma belissíma vista do espaço. Muito ampla, à primeira vista esta máquina parece oferecer muito pouco em termos de sítios para a bola saltitar. Temos uma rampa de cada lado, réplicas dos sabres de luz de Darth Vader e Luke Skywalker e uma plataforma central, contendo três botões que, ao serem carregados, transformam um simples jogo de pinball numa emocionante aventura repleta de imagens dos filmes. E é mesmo nessa plataforma que aparecem as conhecidas personagens e cenas cinematográficas como um stormtrooper (os famosos soldados de branco do Império) a disparar contra as bolas que vamos atirando ou Luke Skywalker na sua nave a tentar derrubar um gigante AT-AT.

Com tanta acção a ser depositada nas nossas mãos, quase que nos esquecemos dos pontos que nos vão sendo atribuídos. Damos por nós a querer regressar constantemente a esta mesa não pelo máximo de pontos que queremos atingir, mas pelos cenários e imagens que vão sendo recriados através da nossa performance. Se tivermos jeito e um pouco de sorte até conseguimos fazer uma visita a um mini-jogo, em que entramos na pele de Luke e comandamos o seu sabre de luz contra umas maquinetas redondas que disparam tiros. E é brilhante a forma como a música e sons acompanham as nossas constantes investidas com a bola saltitante. São inúmeras as falas retiradas dos diálogos do filme que acabam por encaixar que nem uma luva naquilo que vamos fazendo ao longo do jogo.

Prémio para o Melhor Pai do Mundo: Darth Vader!

Prémio para o Melhor Pai do Mundo: Darth Vader!

 

Star Wars: The Clone Wars

A mesa que acompanha a série animada do Cartoon Network parece ter como missão convidar os mais novos a experimentar o mundo do pinball virtual. O misto de cores vivas, a animação que nos é presenteada e a facilidade desta versão são características notáveis quando comparada às suas irmãs. Com mais rampas e botões que qualquer uma das outras, os pontos quase que nos caem no colo. Mas não é só de pontos que vive esta mesa, se conseguirmos entrar num buraquinho localizado no centro acedendo uma espécie de pinballception, um mini-jogo de pinball dentro de uma mesa de pinball que nos leva para uma espécie de operação com os soldados clones. Sempre debaixo do olho vigilante de Anakin Skywalker, ao colocarmos a bola nos sítios certos desbloqueamos conhecidas cenas dos desenhos animados, como uma luta de sabres de luz entre Ahsoka Tano, a aprendiz de Anakin, e Asajj Ventress, uma das antagonistas da série.

Como cenário não podíamos ter melhor, já que foram encaixar a máquina no centro da Galáxia, na Rotunda, onde todas as questões políticas da República são resolvidas pelos mais variados senadores. Um pormenor que deixou talvez, algo a desejar, foi o facto desta ser a única mesa que inicía com as letrinhas a voar pelo espaço, característica tão típica de Star Wars. Os sons e música são igualmente deliciosos, com um toque especial do narrador da série animada que vai relatando muito do que acontece com a nossa bola.

pinball pinball star wars 3

Com tanto sabre de luz nem sei por onde começar…

 

Star Wars: Boba Fett

Ao olharmos para os filmes é incrível pensar em como este caçador de recompensas cativou uma legião tão grande de fãs porque, afinal, são poucas as cenas em que vemos esta personagem. No entanto, se explorarmos para além do cinema e folhearmos páginas de romances e banda desenhada ficamos a conhecer muito mais de Boba Fett e também a perceber o porquê de ser das criações mais fascinantes desta Galáxia. A mesa que lhe foi dedicada, embora prime pela sua originalidade em termos de decoração, podia ser menos claustrofóbica. A verdade é que temos os dois mundos de Boba Fett ali dentro: os castanhos, cremes e verdes de Tatooine e do palácio de Jabba the Hutt em contraste com os cinzentos, azuis e roxos do Império. E não existiu uma pedra por virar. As duas rampas são partes da armadura de Fett, existe um buraco mais central recriando o poço onde se encontra a criatura apelidada de Sarlaac e até uma figura de Han Solo em carbonite. Os criadores pensaram em tudo, menos no espaço que todos estes pormenores iriam tomar.

Tão depressa temos a bola a voar na parte superior da mesa como a temos de novo cá em baixo perto do fim, exigindo um grande nível de concentração e destreza para não deitarmos os pontos, pelos quais suámos bastante, a perder. Tal como nas anteriores, dependendo dos botões onde a bola encalhe são-nos presenteadas uma espécie de missões, que se traduzem em alvos a abater pelo próprio Boba Fett. Do lado de Tatooine temos Jabba the Hutt a entregar estas missões e do lado do Império aparece o próprio Darth Vader.

pinball star wars 4

Que claustrofobia!

 

O melhor: as cenas cinematográficas; a originalidade e criatividade na construção das mesas; as cores vivas; a música e os sons típicos de Star Wars; a diversidade de localizações em que a bola pode atingir ou passar.

O pior: o pouco espaço oferecido na mesa de Boba Fett; a facilidade de obter pontos na mesa de Clone Wars.

Uma brilhante experiência para os aficionados de pinball e fãs de Star Wars, Zen Pinball 2 conseguiu aqui criar pura magia na forma como articulou a saga com o jogo arcade. Desde a arquitectura das próprias mesas até ao encaixe perfeito dos sons e música em tudo o que fazemos. E embora, normalmente, o vício num jogo de pinball se encontre em obter o máximo de pontos possíveis, aqui somos constantemente atirados de volta para as mesas para tentarmos recriar todas as cenas cinematográficas que conseguirmos. As mesas puxam por nós, quer estejamos a delirar por conhecer mais de Boba Fett, a reviver as passagens mais memoráveis do episódio V ou a explorar os acontecimentos das grandes batalhas da Guerra dos Clones.

“A tua arrogância será a tua destruição.” 
Boba Fett

(versão analisada: PS3. Também disponível para PC, Xbox 360, iPhone e Android)