Speedy Gonzales, uma das figuras animadas mais emblemáticas do México, com o seu sombrero amarelo e velocidade tremenda, quem não se recorda? Fez a sua primeira aparição com “Cat-Trails for Two” em 1953 e após dois anos foi rendido ao tradicionalismo mexicano das aldeias desse País. Devido a ser considerado um estereótipo étnico ofensivo dos Mexicanos, Speedy Gonzales acabou por ser retirado do ar em 1999 e retomou em 2002. Mas a controvérsia sempre perdurou, admitindo mostrar os mexicanos lentos, preguiçosos e às vezes intoxicados. Não que haja muita droga e tequila por essas bandas…
Entretanto, a DrinkBox Studios decidiu caricaturizar de novo as aldeias da terra dos Maias com o seu jogo Guacamelee! um brawler 2D de plataformas inspirado na cultura e folclore mexicano, vencedor e nomeado para vários prémios. Teremos de guiar Juan Aguacate (e galinhas) entre a terra dos vivos e dos mortos, um lutador que pretende salvar a filha d’El Presidente de um sacrifício humano.
Será Guacamelee! considerado etnicamente ofensivo? Não será expressado a prática dos Maias pelo sacrifício humano que Carlos Calaca, o vilão, quererá para obter o poder absoluto?
Guacamelee! está agora disponível para PS3 e PSVita com suporte Cross-buy. Vejam o trailer a seguir.
http://www.youtube.com/watch?v=duKHscl6Lgs
Comments (1)
[…] Limbo está prestes a ter um lugar no catálogo da consola, dia 4 de Junho, com outros a caminho como Flower, dos mesmos criadores de Journey, e Hohokum: uma delícia em ilustração. Estes juntam-se a outros da lista de indies, como Retro City Rampage, Thomas Was Alone e Guacamelee. […]