Com inúmeras exposições e eventos disponíveis este fim-de-semana na Exponor, pensaríamos difícil de encontrar o Norte nas terras da MEO XLParty. Mas esta tribo de gente não passa despercebida nem aos olhares menos conhecedores, com a diferença de idades a estreitar-se cada vez mais. Novos e menos novos, são talvez as palavras que melhor descrevem os visitantes do grande evento dos jogos.
E de visitantes passaram a participantes, ao pegar naquele comando tão familiar e de fácil manejo, na canção partilhada com um ou outro familiar, no jogo antigo que já passou lá por casa. Também aquele jogo mais frenético desperta curiosidade, onde a malta mais nova se aglomera aos pinotes e gritos.
Hoje foi dia dos grandes torneios, com a presença dos gigantes habituais nas andanças competitivas por terras lusas, nos shooters como Counter Strike, Call of Duty, Battlefield 3 e Shootmania, na estratégia de League of Legends ou Starcraft II, mas também em Tekken e Mortal Kombat. Sábado foi marcado também pelo Torneio Rubber Chicken Injustice: Gods Among Us, com o conforto do sofá da galinha a marcar presença mais uma vez na XL. Foi um dia de grande intensidade, com a competição a afunilar-se cada vez mais à medida que os melhores avançam na caminhada para a vitória, e os derrotados se reagrupam para próximas investidas. Domingo é tempo de finais, e nem a noite deteve os mais resistentes que, não fugindo à tradição, amontoam as mesas de mantimentos na preparação de mais uma noitada de jogo, com os mais cansados a montar a tenda mesmo ao lado do estaminé.
Com o aproximar da meia-noite, o aperto do cansaço não ameaçou quebrar o ânimo, não estivesse o recinto povoado de gente que com o apagar das luzes pareceu renovar forças. A escuridão iluminada por ecrãs pulsantes é o habitat natural da espécie gamer. A noite passou-se quase tão intensa como o dia, pelo menos do lado da estrutura LAN, com a Área de Experimentação em pausa até às 10h de Domingo. Será que os visitantes diurnos imaginam o frenesim que mantém o lugar aceso pela noite dentro?
Cansados mas motivados, é como nos sentimos no meio da multidão que não pára. Estamos em plena comoção, nos gritos, nas palmas, nas críticas e incentivos, sem nunca nos deixarmos sentir parte do grupo, porque também nós jogamos. Mais que isso, torcemos por todos, para que acima de tudo se divirtam, e nós com eles.
Hoje é Domingo. Para alguns, é mais um dia de visita ao evento dos jogos, em que todos são bem-vindos. Para muitos outros, é apenas a continuação de um longo dia que começou na sexta-feira. As derradeiras horas da MEO XLParty prometem momentos de competição intensa, de vitória e desapontamento, de partilha e diversão, e como não poderia deixar de ser, de videojogos e tudo aquilo que os rodeia. Principalmente de quem os vive, desde sempre ou de algum tempo para cá, porque o que interessa é jogar.
Para mais fotografias ver na página Facebook do Rubber Chicken