Este fim-de-semana Star Wars Junkie aterrou no planeta, por terras a norte da galáxia, chamado Exponor para visitar e participar activamente no MEO XLParty. Sendo este evento directamente relacionado com videojogos e habitado pela população mais geek que podemos encontrar por metro quadrado, a existência de objectos associados a Star Wars seria não só esperada como também ligeiramente obrigatória. No entanto, há um problema que podia não garantir totalmente a presença da saga nesta festa: desde Abril do ano passado, mês em que saiu o Kinect: Star Wars, que nenhum jogo é lançado e não existe também nenhum torneio baseado no tema. Mas como a esperança é a última a morrer, lancei uma investigação pormenorizada por todos os cantos do pavilhão para encontrar qualquer vestígio que fosse alusivo às histórias da outra galáxia. E nem mesmo o tempo de viagem e trabalho ou as horas mal dormidas me desviaram deste propósito.

Percorri filas e filas de computadores, consolas, bonecos, jogos, comandos até o meu faro apurado me levar em direcção a um pequeno R2-D2 cheio de rebuçadinhos de menta, localizado na banca da loja retro PressPlay. Ao olhar atentamente para a impressionante colecção de videojogos antigos, dei por mim embevecida com o clássico Star Wars de 1993, para a Sega Master System. Uma verdadeira pérola no meu campo de visão! Não satisfeita, ainda desenterrei as corridas de podracer (Star Wars: Episode I “Racer”) para a Nintendo 64, a história do Episódio III recontada no jogo da Playstation 2, Star Wars: Episode III “Revenge of The Sith”, e as aventuras de Obi-Wan Kenobi descritas no título Star Wars: Obi-Wan para a Xbox.

MEO XLParty_exponor_Star Wars2

Inspirada com tantas pequenas descobertas, resolvi continuar a minha justa missão. E foi este mesmo espírito de empreendedorismo que no canto do olho me surgiu um relance verde… Olhei para o lado e estão dois peluches de Yoda, Grão-Mestre da Ordem dos Jedi e ainda outro de Darth Vader, pertencendo às mesas ocupadas pela loja especializada em banda desenhada e memorabilia, O Lobo Mau. Nem a três passos de distância, na ToyArt, loja dedicada a réplicas e figuras de acção, lado a lado como se de amigos se tratassem estavam réplicas de dois Guardas Reais do Imperador Palpatine e do caça-recompensas mais famoso da galáxia, Boba Fett. Um verdadeiro deleite para coleccionadores e fãs da saga!

Tinha já adoçado a boca, mas a minha sede de descobertas levou-me para mares nunca antes navegados, para a zona do Kinect da Xbox. Um Kinect, dois Kinect, três… Kinect: Star Wars! A XLParty estava nesse momento a convidar-me a experimentar um dos jogos mais criticados dos últimos tempos. Emoções distintas subiram e desceram por mim: o receio da desilusão que poderia sentir, a curiosidade pelas críticas já lidas, a relutância por nunca me ter aproximado de um Kinect, a ansiedade de entrar na pele de um Jedi. Quase em bicos dos pés para não alertar as pessoas que me rodeavam aproximei-me do desenho na carpete onde se podia ler: “jump in”.

MEO XLParty_exponor_Star Wars1

Não andei centenas de quilómetros, não corri por campos a fora, nem escalei montanhas, mas encontrei aquilo que procurava: referências e objectos da outra galáxia. E embora a carteira tenha saído mais leve da exposição, o coração sai mais cheio por saber que não importa existir alguma novidade para que Star Wars seja actual. O público não esquece os clássicos.