Já aqui o escrevemos: Wonderbook é uma grande oportunidade de criar um livro mágico para crianças e adultos, e também referimos que este não é um substituto aos livros mais tradicionais mas sim um excelente companheiro. A presença do livro mágico da Sony no interior de uma biblioteca em Lisboa é um passo na direcção certa. O lugar para Wonderbook não é longe dos livros de papel mas sim bem perto deles.  Fomos até à nova e descontraída Biblioteca dos Coruchéus e tirámos o Wonderbook da prateleira.

WonderbookCorucheus04

 

Biblioteca dos Coruchéus é a primeira de um novo conceito da Rede Municipal de Bibliotecas de Lisboa, inserida no novo Programa Estratégico Biblioteca XXI e que pretende converter até 2024 todas as bibliotecas, pensado-as para o século XXI. O mais interessante nesta conversão para aquela que é denominada a 3ª geração de bibliotecas é que o mais importante não é a tecnologia, mas sim a comunidade.

Hélder Ferreira acompanhou-nos num passeio pelo interior da nova biblioteca e explicou-nos que o novo conceito é que as pessoas sintam o espaço como algo integrante da sua comunidade e não como um depósito de livros. “Todos temos um bem-vindo escrito nas costas” foi a metáfora usada para descrever a equipa que tem sempre um sorriso sincero quando nos recebe. É isto que se lê logo à entrada, com um grande bem-vindo a substituir a aura algo formal de outros espaços. O escritor José Cardoso Pires dizia que o bairro de Alvalade tinha “um mistério relacionado com a extraordinária paz e harmonia que se sente no bairro onde vivia” e isto é algo que está bem presente no pequeno mas acolhedor espaço de um antigo palácio do século XVII.

WonderbookCorucheus02

 

A comunidade é a peça fundamental nos Coruchéus pois é ela que vai ajudar a dinamizar o seu espaço. Até o mobiliário foi pensado para ser confortável para uma população mais idosa, que é uma das maiores no bairro de Alvalade. Mas a ideia é trazer aqui todas as idades e gerações e que as pessoas se habituem a ter na biblioteca um espaço de lazer e de novas experiências. Aulas de Yoga, Workshops de Iniciação ao Computador, Teatros de Marionetas, exposições entre muitas outras actividades vão fazer parte da oferta da Biblioteca mas a ideia é que daqui para a frente seja também a comunidade a sugerir e a trazer acções para o espaço.

A tecnologia porém é parte integrante da ideia de Bibliotecas para o futuro e no caso dos Coruchéus essa ideia vai mais longe do que a simples ligação à internet e o WiFi gratuito. No espaço das crianças, entre os livros infantis e juvenis, encontra-se uma televisão e uma PlayStation 3, com um câmara à espera de receber um livro com estranhas formas abstractas e devolver magia aos pequenos leitores. Wonderbook está à espera das crianças e dos pais, sentados no chão ou nos puffs, e convida-as a esquecerem as formas azuis do livro para entrarem no mundo de Harry Potter. É o lugar ideal para este livro que quando é arrumado volta para uma prateleira onde em vez de outros jogos, estão outros livros de papel.

WonderbookCorucheus01

 

Há mais tecnologia nos Coruchéus. Há tablets com aplicações para crianças, há os tradicionais computadores com software educativo mas, principalmente, há muitos livros de papel, luz e um confortável e convidativo espaço para se encher de crianças pelo chão, pelas mesas, encostadas a um canto com livros, tablets ou um comando PlayStation Move nas mãos. Há um espaço para os mais pequenos crescerem e nesse espaço está o livro tradicional, o livro digital e o livro virtual.

Também já escrevemos que o que mais nos assusta em Wonderbook é que a Sony não dê continuidade ao produto. Quase meio ano depois do lançamento de Livro de Feitiços temos finalmente data de lançamento para um novo título, com Diggs Detective Privado a ser anunciado para 29 de Maio a um simpático preço de €19,99. É bom ver chegar este que é um dos exemplos mais cheios de charme ao novo livro virtual, mas sem qualquer novidade sobre as parcerias com a BBC, National Geographic ou Disney ainda não estamos descansados. Quando aqui dissemos que este é um produto cheio de potencial e possibilidades não foi apenas por dizer, uma vez que a Sony confirmou-nos recentemente que Livro de Feitiços foi o produto infantil PlayStation 3 mais vendido este Natal e um dos 10 títulos gerais mais vendidos, como nós já esperávamos.

WonderbookCorucheus03

 

A Biblioteca dos Coruchéus, os seus espaços e a sua selecção de materiais a dar às crianças e adultos confirmam que Wonderbook não é apenas mais um jogo e que o seu lugar é ao lado dos outros livros, pois também ele é um livro mais do que um jogo. É apenas um livro diferente, assim como esta também é uma biblioteca diferente.