Embora os criadores que aparecem no vídeo pareçam saídos de uma série sobre a Máfia Russa, aquilo que estão a tentar criar na bela aventura gráfica Realm enche de confiança até as jogadoras e jogadores mais desconfiados. O certo é que a arte que é apresentada no vídeo de Kickstarter do projecto revela um mundo onde a natureza reclamou para si os espaços citadinos, mas sem o habitual pós-apocaliptico depressivo que começa a tornar-se repetitivo, para dar lugar a paisagens mais serenas. O grande monstro e companheiro de pedra da heróina ao género “Where The Wild Things Are” mas de calhau, também ajuda.
A segurança deste projecto vem também do facto da produtora Atomhack Design (associada neste Kickstarter à Lantern Interactive) ser uma firma de outsorcing de trabalho criativo responsável por trabalho em jogos como Driver, Dead Island, Dust 514, Devil May Cry e, para termos um jogo que não comece com a letra D, Enslaved (ui, foi por pouco!). Estas empresas fazem sempre grande parte do trabalho nos jogos AAA mas normalmente recebem apenas um logotipo no arranque do jogo e menção nos créditos finais, sem nunca figurarem na imprensa e nos artigos sobre os jogos.
Daí que acreditemos imenso neste Kickstarter também por ser feito por criadores habituados a ficar na sombra e que querem ter uma voz e criar o seu próprio bebé. Assim como a necessidade, a vontade ainda aguça mais o engenho.
A vontade é ir para além dos jogos que se tornaram referência nas aventuras gráficas ao longo dos tempos, como Monkey Island ou Machinarium, para criar uma aventura gráfica que invoque uma escala épica e um tipo de viagem emocional semelhante a ICO. Ou seja, as referências estão todas no lugar certo e agora falta saber se eles conseguem entregar o que prometem.
Está então prometido um interface invisível que só aparecerá em contexto com a acção e nos primeiros vídeos que mostram jogabilidade na página de kickstarter o jogo parece entregar aquilo a que se propõe. Com 51 mil libras reunidas a 15 dias do fim, e com o objectivo de 195 mil libras para atingir, este projecto está ainda com grandes hipóteses de ver a luz do dia. Qualquer pessoa que acompanhe o Kickstarter já assistiu a projectos chegarem a valores que se pensavam absurdos por vezes a 5 dias do fim, ou até menos. Por 10 libras (cerca de 12 euros) de apoio já têm direito ao jogo, o que é bastante razoável. Claro que depois há escolhas de apoio para todas as bolsas e, caso tenham essa disponibilidade, os níveis que oferecem peças de arte aos apoiantes são magníficos.
Esperamos daqui a 15 dias estar a escrever um novo artigo sobre Realm, e sobre o seu Kickstarter bem sucedido.