“Whatever happened to Gary Cooper?”

Tony Soprano compara-se inconscientemente ao herói do cinema Americano, ao ideal de homem forte e sem emoções, numa das suas primeiras sessões de terapia no piloto da série The Sopranos. Daqui para a frente, as camadas desta cebola de emoções vão revelar um dos personagens mais densos, mais cómico, mais marcante mas também mais trágico que a ficção já proporcionou.

http://www.youtube.com/watch?v=gZQ9r7rogNg

 

A Rockstar North, sejamos sinceros, não prima pela originalidade nas suas narrativas e cenários. Tudo na série de Grand Theft Auto é um enorme pastiche de referências pop, culturais e cinematográficas que são entrelaçadas num enorme mundo aberto e que são identificáveis ao primeiro momento. Mas isto não é negativo, aliás, bem pelo contrário. As referências da Rockstar são retiradas dos melhores filmes do género, das melhores músicas, do melhor que se faz (que outro jogo teria shows de stand-up comedy com o Ricky Gervais?) e a colagem das inspirações no conjunto de narrativas do jogo é feita com imensa mestria e bom gosto.

É por esta razão, pelo facto de tudo em GTA ser uma cópia de referências, que das três novas personagens do quinto episódio, Michael é aquela que mais me atrai. Michael é um mafioso a atravessar uma crise de meia-idade, com os problemas matrimoniais de um longo casamento onde a traição está sempre demasiado disponível, com um filho com o qual não se consegue ligar emocionalmente pois vivem em estados mentais opostos, com vontade de fazer algo na vida que lhe devolva as emoções fortes. Michael desabafa tudo isto com o seu terapeuta num dos novos trailers de GTA V. Michael é Tony Soprano.

http://www.youtube.com/watch?v=G5D_TxNqQak

 

Grand Theft Auto sempre atraiu os jogadores por duas razões. A primeira foi a liberdade de movimentos; a segunda é a familiaridade das jogadoras e jogadores com o seu conteúdo. Como tudo é uma inspiração nestas pseudo-cidades, é muito fácil para nós identificarmo-nos com os locais, e é extremamente fácil agarrarmo-nos aos personagens porque já conhecemos as suas histórias: já as vimos nos nossos filmes e séries favoritos. GTA V vai acrescentar uma nova camada na cebola, pois os três personagens são tão diferentes entre si que começam já a gerar preferências e debate nos fóruns online. “O meu preferido é Franklin”, “Trevor ftw” são apenas algumas das muitas bandeiras que já se agitam na internet.

Respect.

Respect.

 

As outras bandeiras são as das actividades preferidas, e também essas vão crescer para níveis de ambição nunca tentados em universos digitais (não, nem no Second Life). Eu assumo que sou completamente faccioso no que diz respeito a esta série e venero todos os títulos da mesma. É por essa razão que não consigo encontrar defeitos em nenhum dos jogos mas, para além da minha cegueira, também porque todos me entregam a mesma liberdade. Queres ficar 4 horas a saltar com o carro do mesmo sitio para ver se consegues acertar de lado na parede e dar o máximo de voltas? Siga. Queres passar duas semanas a caçar pombos? Siga. Queres ganhar uma medalha online por teres estado horas e horas seguidas a andar? Siga. Tudo isto vai certamente tornar-se enorme em GTA V.

Mergulho. Uma clara actividade de meia-idade ou de aproximação dela. Enquanto os verdadeiramente jovens vão acampar para o festival de música, os que ainda se pensam jovens ponderam escalar montanhas, aprender kitesurf, ou tirar um curso de mergulho, para assim ficarem mais jovens. Mas seja qual for a idade, o mergulho proporciona verdadeiramente uma experiência de jogo maravilhosa. Os poucos e poucas que experimentaram a série Endless Ocean na Wii sabem-no perfeitamente. Mergulhar num videojogo é uma experiência zen de calma e paz, uma das maiores sensações de imersão (literalmente) que se conseguem num televisor. Mergulhar em GTA V também o vai ser certamente e prevejo que muitas das minhas horas de jogo vão ser bem longe de qualquer missão, apenas a explorar as profundidades do cenário e a sua vida animal.

Ar, ar, ar, acabou-se o AR!

Ar, ar, ar, acabou-se o AR!

 

Mais uma vez, é como os iPhones e “Há uma aplicação para isso”. Neste caso, há uma actividade para isso: pilotar aviões, andar de bicicleta, fazer yoga, jogar golfe ou ténis, ou fazer parapente entre outras actividades vão proporcionar um leque tão grande de opções que é impossível não existir pelo menos uma que agrade ao jogador.

Michael e Mergulho é tudo o que quero em GTA V. Quais serão as vossas escolhas?