O primeiro susto é quando se vira um berço. Para um pai como eu, este é um das centenas de medos que nos afronta a vida com as nossas filhas e os nosso filhos a crescerem. Mas neste caso não somos o pai ou a mãe. Quando o berço se desloca fantasgoricamente pelo quarto e acaba por ser virado, nós somos o bebé.

Among the Sleep anda a captar a atenção dos jogadores mais alternativos há vários meses, com a sua promessa de um first-person-baby, um jogo em que controlamos um bebé e vemos o mundo através dos olhos deste. A Norueguesa Krillbite Studio disponibilizou ontem ao mundo uma demonstração jogável da versão Alpha do jogo e, por coincidência ou talvez não, conseguiram atingir no mesmo dia o financiamento no Kickstart a 5 dias do fim.

AmongTheSleep01

 

A Alpha permite-nos jogar os primeiros minutos da aventura, desde o momento em que o nosso urso de peluche é roubado por uma entidade estranha até ao momento em que mergulhamos num mundo de sonhos, ou neste caso pesadelos. O ambiente é tenso e assustador, com a casa na escuridão, sons incómodos e uma presença maligna que se sente na casa. O jogo vai brincando connosco no sentido de tudo isto ser ou não ser a imaginação da criança, mas cedo mergulhamos num universo paralelo onde depois termina a demonstração.

A simulação está bem conseguida e pela primeira vez num “FPS” é mais rápido caminhar agachado do que em pé. Isto porque o agachar representa gatinhar e o em pé denuncia a dificuldade de um bebé entre provavelmente um a dois anos de idade. Quando olhamos para baixo vemos as nossas mãos e os nossos pés, com a sensação de escala de observar tudo de baixo a ser bem conseguida.

AmongTheSleep09

 

Parece que falta algo ao jogo, principalmente na interacção com os objectos que parece demasiado uma demo de um motor de jogo, mas sejamos tolerantes: é uma versão Alpha. Quando a demonstração termina vemos um vídeo do que poderemos experimentar na aventura e aí o jogo promete muito. Among the Sleep está financiado por isso basta esperar e desejar que os objectivos secundários sejam atingidos nestes últimos 4 dias. Estes incluem suporte para Oculus Rift, os óculos de realidade virtual que prometem levar o borrar da fralda a outros níveis de terror.

Podem descarregar a versão Alpha aqui para PC, Mac e Linux, ou ver aqui as imagens que tirámos ao longo da mesma: