Os videojogos inspiram violência. Os videojogos são uma perda de tempo. Os videojogos são para pessoas sem vida social. Os videojogos são para miúdos. Isto são tudo comentários que um gamer ou uma pessoa que goste de jogar, ocasionalmente, já ouviu. Muitas vezes partem de quem não tem por hábito ou não gosta de praticar esta actividade lúdica, logo também não têm conhecimento suficiente para saber o que é ou não o mundo do gaming actualmente. A verdade é que a indústria tem mudado tanto que jogar pode ser equiparado a ver um filme com o qual interagimos. E se o cinema é considerado a sétima arte, não poderão os videojogos ser elevados ao estatuto de forma de arte?

Heavy Rain, o verdadeiro filme interactivo.
Video Games: The Movie é um documentário que promete abordar estes temas e mais, oferecendo um olhar sobre o passado, presente e futuro da indústria com o ponto de vista de quem faz e consome os videojogos. Realizado por Jeremy Snead, presidente da Mediajuice Studios, responsável pelo arranjo de trailers e anúncios para alguns dos maiores títulos de jogos, o filme é composto por quatro secções: a História, a Cultura, a Criação e o Futuro, que serão abordados numa série de entrevistas a conhecidos nomes como Nolan Bushnell (fundador da ATARI), Cliff Bleszinski (um dos criadores de Gears Of War e Unreal), Paul Cross (director criativo da Ubisoft), Rob Pardo (criativo chefe da Blizzard Ent.), entre vários outros.
E como nem tudo é fácil, muito menos as coisas boas, Video Games: The Movie está neste momento no site Kickstarter com uma campanha para amealhar o dinheiro que resta para ficar completo. Com a maior parte das entrevistas já realizadas e das filmagens feitas, o dinheiro será utilizado para efeitos de pós-produção, nomeadamente para introduzir banda sonora, narrador, edição e ainda para conseguir algumas entrevistas chave que vão trazer o seu ponto de vista para o tópico da futura geração de consolas.

Olha o do Star Trek! É só gente conhecida neste documentário.
“Espero que quando esteja terminado, Video Games: The Movie seja considerado um ponto de partida para todos os outros fimes sobre a indústria e que ajude a dissipar alguns dos preconceitos que existem à sua volta e que impedem os videojogos de serem aceites como arte, tal como os filmes, os livros, a música. No final do dia, queremos que o filme ajude ainda mais a legitimar a indústria e a cultura aos olhos daqueles que preferem ignorar sem sequer tirarem algum tempo para aprenderem sobre este mundo,” exlicou Jeremy Snead.
A mensagem que este documentário pretende passar é universal, única e compromete-se a revolucionar a mente do público no que diz respeito ao mal entendido mundo dos videojogos. Para ajudar a conquistar este objectivo deixamos o site da campanha para visitarem, partilharem ou ajudarem monetariamente.
http://kck.st/10F2eCG
Comments (1)
[…] rubber chicken orgulha-se em informar que o documentário indie sobre a indústria dos videojogos Video Games: The Movie atingiu o seu objectivo inicial de 60,000$ (cerca de 47,000€) para completar o seu projecto. […]