…Vem aí Phoenix Wright 5!

Se houver um limiar de segurança de felicidade que um humano pode conter, eu estou em sérios riscos de perecer. Para além de há uma semana o meu filho ter nascido o que só por si foi suficiente para eu ser uma espécie de bomba ambulante de serotonina, esta semana a notícia de que a Capcom iria lançar o 5º título da série Phoenix Wright no Ocidente levou-me a contactar a Protecção Civil, não fosse eu explodir e causar um Evento Akira.

Para quem não conhece a série, vou descrevê-la tal e qual como me descreveram há 10 anos atrás, inspirando a maior desconfiança e desdém da minha parte: Phoenix Wright: Ace Attorney é uma série de aventuras gráficas em que vivemos o papel de Phoenix Wright, um advogado de defesa que tem de investigar e provar a inocência dos seus clientes. Acredito que estejam neste momento a pensar: “Olha que ideia tão estúpida. Este jogo deve ser uma bela m&%$!”. Ignorando a minha descrição sucinta e pouca abonatória, posso dizer-vos em defesa de Ace Attorney que:

1 – é a minha série favorita de jogos da década passada, e em sua defesa era capaz de me vestir de D’Artagnan e defender a sua honra em duelos até à morte;

2 – sendo um (quase) exclusivo da Nintendo, posso adiantar sem qualquer receio que os jogos lançados para o GBA e para a NDS são quase AS jóias da coroa de ambas as consolas;

3 – quando foi revelado, após o anúncio na E3 2010 da existência da 3DS, que iria sair um exclusivo para a consola que aliava Phoenix Wright a Professor Layton pensei automaticamente: “este jogo justifica a compra da consola”. Infelizmente para mim Professor Layton vs. Ace Attorney ainda não saiu no Ocidente, pesadelo este que só é ultrapassado por mim com prantos desesperados, religiosamente marcados para todas as quintas-feiras entre as 20h00 e as 20h30.

PhoenixWright5b

Phoenix Wright em todo o seu charme e parvoíce, mas agora em cel-shading!

 

Phoenix Wright: Ace Attorney: Dual Destinies passa-se um ano após os eventos de Apollo Justice e sabemos que este título marca o regresso canónico de Phoenix à barra do tribunal, mas na companhia de Apollo Justice e Athena Cykes. É com Athena que a nova mecânica do jogo é introduzida: a jovem é capaz de reconhecer mentiras através da audição de alterações no ritmo cardíaco das testemunhas.

Uma diferença neste exclusivo é que não terá uma versão física, estando apenas disponível para download através da Nintendo eShop. O que no fundo é uma maravilha da democratização da série ao público: os jogos de NDS eram quase impossíveis de encontrar em qualquer retalhista português.