A guerra de consolas entre a Microsoft e a Sony é como as declarações sobre a arbitragem. Servem para aparecer nos jornais. O certo é que os últimos 12 anos provaram-nos que ambas as consolas têm espaço de mercado e conseguiram mesmo atravessar uma das maiores crises financeiras das últimas décadas. Por isso passo a usar o termo “guerra” como um exagero que serve apenas como floreado gramatical.
Esta guerra não é só de hardware, é sempre também uma guerra de software. Por cada Halo temos um Killzone; por cada Gears temos um Uncharted; por cada Viva Piñata temos um LittleBigPlanet. O certo é que cada género de jogador e cada faixa etária encontra a sua praia em qualquer das consolas e nos seus exclusivos. Numa das batalhas mais acesas, esta pela melhor simulação, temos Forza e Gran Turismo.
Mas desta vez, curiosamente, a Sony não vai ter um simulador em combate com os carros da Microsoft. A Sony vai ter dois. Driveclub, o novo exclusivo da Evolution, larga o género de corrida mais louca do mundo meets Mad Max e passa a entrar no campeonato do realismo e da simulação. Desta vez temos a PS4 a tentar ultrapassar pela esquerda e pela direita ao mesmo tempo, quando Driveclub e o próximo GT da PS4 estiverem ambos disponíveis. Vamos é ver se Forza 5 não faz um truque de pista que leve os seus competidores a chocarem entre si.
http://youtu.be/Phr-FPcpEk4
Comments (5)
Nunca houve competição a sério entre o forza e o GT desde que o forza apareceu, é sem dúvida o melhor simulador de corridas que anda por aí e arrisco-me a dizer entre consolas e pc’s inclusivé (só peca pelo hardware pois a xbox foi tacanha o suficiente para não deixar volantes de jeito serem compatíveis com o seu sistema, deixando aos jogadores aquela fraca tentativa que é o xbox wheel -.-). No entanto este driveclub, transpira inovação, e a partilha e cooperatividade que demonstra, é bastante criativa….vejo isto a errar pelos jogadores que não irão gostar da falta de privacidade dos seus tempos etc, mas para quê um simulador de corridas se não para mostrar quem é o melhor? este jogo tem mais para dar certo do que errado, por isso, espero coisas boas.
Ray, o Need for Speed Most Wanted e o Forza Horizon introduziram os shares automáticos de pontuações e tempos e outros (como as velocidades nos radares, os saltos mais longos, etc) e os jogadores adoraram isso em vez de esconder os seus resultados. Cheira-me que no Driveclub vai acontecer o mesmo.
Vejo-me obrigado a discordar. É verdade que Forza e GT estão praticamente ao mesmo nivel (pessoalmente gosto mais da fisica do GT5). Mas qualquer um deles fica a anos luz dos simuladores do PC, olha para jogos como o iRacing ou rFactor no pc e ai sim ves verdadeiros simuladores a um nivel que ainda não tens em consola nenhuma (circuitos feitos com laser scan e fisica avançada a todos os niveis, com setups ultra realistas ). Eu ainda vou mais longe, se olhares para jogos como NetKar pro ou GTR Evo, que são jogos antigos do pc, tanto o Forza como o GT não conseguem chegar perto a nivel de realismo, o que têm de melhor mesmo as consolas é os gráficos, porque simulação não creio. Quanto aos novos jogos estou cá para ver. Driveclub está com aspecto, o GT ainda tenho duvidas em relação à inovação (falam muito da fisica nova, motor novo etc ) o Forza cá o espero. Com o hardware das novas consolas, têm tudo para fazer bons simuladores.
p.s. Para o Forza foi lançado um grande volante creio até que é o volante oficial do Forza procura por Fanatec CSR wheel, mas não é para todas as carteiras.
Tens razão João, no PC está-se muito mais longe no campo da simulação e da realidade. Deixa-me ainda juntar o Project Cars a essa tua lista. Mas a verdade é que o reino blockbuster actual está nas consolas. Daí que as batalhas de títulos mais mediáticas é aí que se vão travar, mesmo que a simulação seja melhor noutros lados.
Tenho acompanhado por dentro o Project CARS com builds semanais, também promete, assim como também tenho expectativas altas para Assetto Corsa no PC.
Mas sim é nas consolas que está a batalha dos blockbusters, e hà espaço para todos sendo que os actuais Forza e GT já têm um nivel muito bom. Eu como não visto nenhuma camisola, jogo em todo o lado, como tal gosto dessas “guerras”, pois geralmente faz com que venham de lá mais e melhores jogos, :)