Quase 30 anos depois do lançamento de Deus Ex Machina para o ZX Spectrum, desenhado e programado por um dos pioneiros dos videojogos, Mel Croucher, vai finalmente nascer (pun intended, pela temática e conceptualidade do jogo “nascer” tem todo e mais algum significado) um jogo estranho, mais filosófico-existencialista e menos videojogo superficial, que aborda todas as fases de crescimento/desenvolvimento de um ser humano, e que decerto colocará algumas questões aos jogadores, nível após nível.
Se quiserem ficar de queixo caído (não pelo espanto visual, mas pelas secções WFT? que deixarão o vosso cérebro a questionar-se sobre o que está a ver) podem consultar o trailer oficial aqui. Com um elenco de voice-acting de luxo que inclui o maior-dos-maiores Sir Christopher Lee, Chyna Wayne, Ian Dury (em gravações antigas), Joaquim o actor mais procurado em Hollywood para fazer de vilão/gangster/mobster latino Almeida, entre outros. Está neste momento a decorrer uma campanha no Kickstarter onde a Automata Source deseja levar esta produção um pouco mais além: desde portes para iOS e Android, tradução em diversas línguas incluindo o nosso Português, assim como afinar algumas questões de usabilidade do próprio jogo.
Depois de termos estado no Specweek 2013 a falar com um dos portugueses envolvidos na criação deste jogo, o Bruno Krippahl, artista e motion-designer de Deus Ex Machina 2, e de percebermos como funcionou o processo de desenvolvimento do jogo à distância, é importante referir que é a VectrLab do português Tiago Loureiro que está responsável pelo desenvolvimento do jogo. Podemos dizer que o core da criação de Deus Ex Machina 2 é nacional, e o que é nacional não só é bom como é muito alucinado.
Se alcançarem o financiamento necessário (£64,000), Mel Croucher coloca como resultado de um hipotético financiamento de mais de £1,000,000, a realização de um concerto (em estádio) com todos os artistas envolvidos na realização do jogo, com entrada gratuita para todos os backers da campanha.
Imaginem esta frase:
DEUS EX MACHINA 2, NEEDS YOUR HELP!
Dita pela voz profunda e inigualável de Sir Christopher Lee. Arrepiaram-se, não se arrepiaram?