Nos anos mais recentes cresce uma tendência das editoras começarem elas próprias a substituir a imprensa especializada. Se é certo que a função do jornalismo nos videojogos é filtrar o ruído de fogo de artifício do marketing, também é verdade que a facilidade com que se tornou ter um meio online fez com que a grande maioria das publicações se tenha tornado um simples comunicar do comunicado de imprensa, sem qualquer sentido crítico ou filtro.

Os meios de distribuição com mais audiência neste momento já não são as revistas impressas e as televisões mas sim as redes sociais. Dessa forma, as editoras começaram a apostar cada vez mais nas suas “televisões internas” e na sua comunicação directa ao público que antes dependia dos jornalistas para receber a informação. Uma das maiores provas dessa tendência é o facto das editoras estarem a baixar o seu investimento em feiras fechadas como a E3, e a abrirem os cordões à bolsa em feiras como a PAX onde o público pode estar presente.

 

A Square Enix vai ter a sua própria programação ao longo da E3 2013 (de 11 a 13 de Junho) e para isso criou um canal no Youtube que vai transmitir directamente da feira conteúdos “user-friendly” (o que quer que isso queira dizer…) para o seu público global. O Square Enix Presents vai partilhar informação sobre os títulos que estão a caminho.

Na E3 2013 a Square Enix irá ter Final Fantasy XIII: Lightning Returns; Final Fantasy XIV: A Realm Reborn; Kingdom Hearts HD 1.5 Remix, Murdered e Thief, para além qualquer surpresa que ainda esteja por revelar.

FinalFantasyXIII