Não sei se vocês já mergulharam em Portugal. Caso contrário queremos contar-vos uma coisa. Estão a ver aquelas paisagens azuis a perder de vista, recheadas de milhares de peixes de todas as cores, tartarugas e tubarões? Estão a imaginar aquelas filmagens em que os casais mergulham confortavelmente de mão dada? Estão já a visualizar os recifes de coral de mil e uma cores? Esqueçam. Mergulhar em Portugal é carregarmos, nós próprios, quilos de equipamento para o barco, taparmo-nos até às orelhas por causa da baixa temperatura da água e, frequentemente, não vermos um palmo à nossa frente por causa da má visibilidade. Mas quem corre por gosto não cansa.

É mais isto...

É mais isto…

 

Como ir para os paraísos azuis e muito povoados do mergulho fica muitas vezes fora de mão e fora de carteira, mergulhar de forma digital pode ser uma boa alternativa e bem mais interessante do que assistir pela televisão. Existem dois bons jogos que disso são a prova mas que infelizmente foram jogados por uma fatia muito reduzida dos jogadores nacionais. Endless Ocean 1 e 2 foram títulos da Wii que só por sorte se encontravam nas nossas lojas, mas que proporcionaram grandes experiências de mergulho. A primeira vez que se encontrava uma baleia era um momento emocional raro de se conseguir, e a calma e descontracção que ambos os jogos nos proporcionavam faziam deles os mais evoluídos protectores de ecrã interactivos.

Grand Theft Auto V, por sua vez, é um título que vai provavelmente entrar em todas as casas onde existe uma consola. Também aí existe o mergulho e já antevemos que o jogo vai levar muitas pessoas a inscreverem-se num curso depois de mergulharem na terceira pessoa.

Mas na primeira pessoa está a chegar um título de mergulho To Rule Them All! O futuro World of Diving não só promete uma simulação de mergulho muito fiel à original como irá ter suporte para Oculus Rift, os óculos de realidade virtual, tornando a imersão, perdoem-nos a redundância, ainda mais imersiva. O projecto ainda está em financiamento mas a demonstração tecnológica que a produtora holandesa Vertigo Games montou impressiona e consegue transmitir a sensação do mergulho real. Acreditem, nós já lá estivemos.

 

World of Diving será um jogo com multijogador, o que vai proporcionar mergulhar com os nossos amigos. Não esperem combate, pois a única competição multijogador prevista é para ver quem encontra mais tesouros ou consegue completar mais desafios sub-aquáticos. Porém, se quiserem um gostinho mais FPS podem sempre conduzir o vosso amigo a um local infestado de tubarões.

A equipa está a tentar construir locais de mergulho reais e pontos de interesse como naufrágios ou aviões de guerra abatidos, reunidos através de dados geográficos reais, mas está também a programar um sistema que permita gerar mais oceano por forma a elaborar um cenário muito vasto.

O jogo está a tentar reunir 75 mil dólares no Indiegogo nos próximos 40 dias e, sinceramente, se os media fizerem a sua parte este jogo vai ultrapassar muito o seu financiamento. Nós já demos o nosso contributo.