Se há uns anos me dissessem que Rayman voltaria a inovar o género eu não acreditaria. Se é certo que em 1995 o jogo foi um delírio visual na PlayStation original, durante os anos seguintes a série foi cumprindo calendário sem quebrar novas barreiras. Nos últimos anos, relegada para os jogos de festa de Raving Rabbids, nada faria prever que Rayman ainda voltaria aos seus tempos de glória (o primeiro jogo ainda hoje é o jogo de PSOne mais vendido no Reino Unido).
O que é certo é que Rayman acordou para a vida e ao contrário das expectativas superou o primeiro e criou novos caminhos. Rayman Origins não repetiu o que os melhores jogos de plataformas nos entregavam mas quis ir mais longe e inovar o género. Aplaudido pela crítica e pelo público como um dos melhores jogos de plataformas de sempre, seria uma questão de tempo até que a fórmula fosse repetida. No entanto, em vez de se sentarem à sombra da bananeira, a Ubisoft tem mostrado nos trailers de Rayman Legends e na demonstração que já foi disponibilizada na Wii U que querem continuar a procurar ideias originais, em vez de se limitarem a desenvolver uma sequela com mais níveis.

Rayman Legends, vamos fazer o amor?
Hoje chegou a boa notícia que Legends é também um jogo de PS Vita no dia de lançamento. Boa notícia porque Origins na Vita é idêntico às versões de PlayStation 3 e Xbox 360. Uma das melhores particularidades da Vita é o seu ecrã OLED, que para além de ser grande possui um enorme brilho e gama de cores. Legends será perfeito para jogar em movimento ou no conforto dos lençóis e esta versão traz 5 mapas adicionais e fatos exclusivos de Prince of Persia e Splinter Cell (we love the milking). Todos os que têm PS Plus vão saber do que escrevemos em Junho, pois Origins será um dos gratuitos na portátil.
Agora só falta Rayman Jungle Run, o fabuloso endless runner do iPhone e iPad. Este é também um jogo perfeito para a portátil da Sony porque está trabalhado para ser operado pelo toque e porque é muito barato, fazendo parte de uma categoria de jogos como Jetpack Joyride que já deviam estar a inundar a consola e, não percebemos porquê, ainda não lá estão. Queremos no entanto acreditar que se Legends é lançado a 29 de Agosto também na Vita, tudo leva a crer que Jungle Run se vai seguir mais cedo ou mais tarde.