Depois do comando, estão a acontecer novos problemas com a nova consola Android. Durante o Kickstarter da OUYA a empresa solicitou que todos os apoiantes internacionais juntassem 20 dólares ao preço de 99 dólares pelas óbvias questões de envio internacional.

As consolas prometidas para Março só agora estão a chegar aos backers mas assim que começaram a chegar as encomendas à Europa, explodiu uma verdadeira bomba. Os apoiantes estão a ser obrigados a pagar taxas de alfândega de preço elevado para receberem as suas OUYA. Os clientes espanhóis estão a pagar taxas no valor de 45 euros, os Ingleses taxas de cerca de 30 euros, e praticamente todos os Europeus estão a ter de pagar mais do que o previsto para receberem as suas consolas.

Os apoiantes europeus apontam o dedo à marca.

Os apoiantes europeus apontam o dedo à marca.

 

O problema no caso dos Portugueses parece ser bem pior. A consola do Rubber Chicken está neste momento parada na alfândega que não liberta a consola enquanto não tiver uma prova do preço que nós pagámos ser o equivalente ao preço do equipamento. Isto é, a OUYA não tomou quaisquer precauções neste sentido. Para além das taxas de valor acrescentado, existem outros custos e impostos alfandegários para além de ser o cliente que tem de se deslocar à alfândega, que no caso de certos pontos do país pode querer dizer centenas de quilómetros.

Durante a fase de financiamento vários apoiantes perguntaram como seriam tratadas as questões de alfândega e a marca respondeu que “a OUYA seria enviada como um presente”, uma vez que o pagamento era para o projecto e não para a consola.

Depois de problemas de precisão no comando com as primeiras encomendas, a OUYA enfrente agora um verdadeiro desastre de Relações Públicos, com todos aqueles que apoiaram a consola na Europa a manifestarem a sua indignação online por terem de pagar metade a mais (ou mais no nosso caso) do valor combinado. Qualquer pessoa que compre a consola nos próximos tempos numa loja não terá qualquer problema. Ou seja, aqueles que tornaram a consola possível, são os penalizados. A empresa ainda não respondeu às queixas.

Uma lição a aprender por outros projectos futuros.