Não vos vamos poder dizer quem foi a grande editora que estivemos quase a recusar ver na E3 2013 por conflitos de calendário mas podemos dizer-vos duas coisas: a primeira, é que era uma das maiores; a segunda, era porque tínhamos marcado à mesma hora uma visita guiada ao showcase do IndieCade. A questão era simples, se o IndieCade não conseguisse mudar-nos a hora, então recusaríamos o gigante. Porquê? Porque por mais audiência que os gigantes possam trazer ao Rubber Chicken, o IndieCade representa o futuro dos jogos. Mas o IndieCade lá sugeriu um horário alternativo e tudo acabou bem.

O Showcase que o IndieCade organiza na E3 é uma possibilidade de mostrar à indústria e aos media o que de melhor e mais original está a acontecer nos indies. Esta mostra pode significar títulos já lançados durante o ano, assim como títulos que estão para surgir, e outros que sem esta mostra não teriam qualquer visibilidade. Desde que há 7 anos o showcase mostrou ao público Braid, um ano antes de todos os outros prestarem atenção àquele que viria a ser um dos maiores sucessos do mercado independente, muitos outros grandes títulos se seguiram incluindo Binding of Isaac, Antichamber , Spelltower, entre muitos outros que acabaram por se tornar sucessos de crítica e de público.

O IndieCade acaba agora de revelar a sua selecção para esta E3 2013, e se existem alguns títulos já conhecidos do público como a edição de Flower (dos criadores de Journey) para a PS Vita, existem muitas pérolas para descobrir e que vão certamente ser o falatório da imprensa e jogadores durante este ano e o próximo. Aqui ficam alguns dos jogos que vão estar presentes e que nós estamos desejosos de experimentar.

 

7 Grand Steps, Step 1

Um jogo de tabuleiro diferente dos demais, onde vamos colocando moedas para jogar que podem ser forjadas ao longo da aventura. Inspirado em antigas máquinas do início do séc XX, ao longo do jogo vamos construindo famílias, gerando descendentes, vendo estes morrer, formarem alianças e descobertas ao longo de 7000 anos. O jogo estará disponível no final da próxima semana mas já podem descarregar uma demo aqui.

 

Babel Build

Nem só de jogos digitais se faz o IndieCade. Em Babel Build uma jogadora ou um jogador observa no seu Smartphone a forma que deve ser construída utilizando blocos coloridos de diferentes formas no mundo real. Depois, sem a possibilidade usar a palavra, terá que orientar os outros jogadores na construção apenas com gestos. Um jogo que pretende juntar diferentes culturas num mesmo objectivo a atingir, ou seja, uma Torre de Babel. Podem ver um vídeo aqui.

Frio, frio, morno...

Frio, frio, morno…

 

C3

Mais um jogo na senda de Antichamber, dessa nova categoria que pegou na inspiração de Portal e resolveu colocar-nos o cérebro e os sentidos feitos em papa. Promete desafiar até o mais atento dos jogadores.

 

Crashtastic

Uma sandbox onde construímos para destruir? Sim por favor.

 

E3GOMania

A Wise Guys Events é uma empresa especializada em organizar eventos de Team Building mas é mais conhecida por desenhar os desafios do Reality Show “Survivor”. Agora prometem trazer um jogo de Trivial físico especialmente criado para a E3. Veremos o que isso significa e quanto exercício nos vão obrigar a fazer. A página de “aventuras” deles pode ser vista aqui.

 

In a Permanent Save State

Um jogo que foi banido da App Store e que critica a violência laboral à qual marcas como a Apple, e as fabricantes de consolas, fecham os olhos nas fábricas onde os seus produtos são feitos. Um jogo sobre suicídio, sobre desespero, mas também sobre a consciência de nós próprios enquanto consumidores. Estará na E3 sem censura, e pode ser descarregado gratuitamente para Android.

 

in a window

“Apenas mais um puzzle platfomer insignificante” diz o criador. Na realidade, o simples objectivo de carregar no botão vermelho acaba por ser hilariante. O jogo já pode ser jogado gratuitamente ou, se quiserem, com o pagamento do valor que acharem justo para o criador.

 

Legends of Dungeon

Um beat’ em’ up para 4 jogadores totalmente em pixel art. A utilização da luz está maravilhosa e o jogo está um exemplo de beleza gráfica. Esperamos que a jogabilidade acompanhe.

 

Lovers in a Dangerous Spacetime

O jogo que mais queremos experimentar no Showcase e aquele que mais grita sucesso à vista. Um micro-platformer para dois jogadores no interior de uma estrela da morte cor-de-rosa. Uma provável mistura de plataformas, com tower defense, com o FTL, numa combinação que parece perfeita. A ter em muita atenção.

 

Pinstripe

O género da aventura gráfica não só regressou como apresenta novas ideias e aventuras cada vez mais densas e adultas narrativamente, para além de estar a procurar novas mecânicas de interacção. Pinstripe é um desses exemplos e muito similar a outro jogo genial que anda a fazer ondas: Kentucky Route Zero. Mais um no radar.

 

That Dragon, Cancer

Um “jogo”(?) muito sério. Esta experiência é um contar interactivo da experiência de Ryan e Amy Green enquanto enfrentam a batalha do seu filho Joel de 4 anos e o cancro. Joel continua ainda a batalha que iniciou há três anos e o jogo em desenvolvimento serve não só para o pai (gamedesigner) ter uma forma de lidar psicologicamente com a situação, mas também para levar aos outros o dia-a-dia de um caso destes: as dificuldades, os hospitais, os avanços e os recuos, mas também a esperança. Porque nem tudo é tão cool como o Breaking Bad.

ThatDragonCancer

 

TowerFall

Um jogo multiplayer para 4 jogadores em que todos se combatem num só ecrã com flechas e mecânicas muito divertidas de interacção com o cenário. Um MOBA meets Retro num só ecrã, mas com muito a acontecer lá dentro. Sai primeiro como exclusivo OUYA mas deve depois continuar o seu caminho em outras plataformas. Perigosamente perto de se tornar um clássico.

 

Outros jogos em exposição no E3 2013 Indiecade Showcase:

6180 The Moon

Body Scrub; Lego

Dominique Pamplemousse in “It’s All Over Once The Fat Lady Sings!

Guns of Icarus Online

Hidden

Luxuria Superbia

Pedandeck

Perfection

QuickDraw

Soundodger

SPACE MAESTRO

Spaceteam

Spin the Bottle: Bumpie’s Party

Stickers in Public

The Dead Linger

TorqueL

Tower of Guns

Voronoid