O Midwest Americano, em particular Kentucky, é conhecido pelas destilarias de whiskey e de bourbon, o tabaco, as corridas de cavalos e um estilo que mistura o norte com o sul dos Estados Unidos.

Essa mistura, essa sensação de um local onde a abundante natureza selvagem convive com zonas mais desertas e pequenas cidades, onde parece que o tempo parou um pouco, está bem presente no primeiro Acto da aventura gráfica independente Kentucky Route Zero. Este jogo da Cardboard Computer de Jake Elliott and Tamas Kemenczy está a ser uma das maiores surpresas deste ano.

Kentucky Route Zero

 

Com um grafismo misturado entre a ilustração e o abstracto, é no tom da aventura que este jogo vai muito longe. Contado como se tivéssemos a ler um guião de um filme, a forma como os cenários se vão intercalando é quase sempre genial e de uma enorme elevação artística. Aqui não há puzzles para resolver, apenas uma viagem (literalmente) para ir descobrindo.

O jogo que conta a história de Conway enquanto este atravessa a imaginada Route Zero para entregar uma encomenda estará divido em 5 Actos que vão saindo ao longo de um ano, mas podemos adiantar que se todos os actos mantiverem a qualidade narrativa e emocional do primeiro então temos aqui um sério candidato a melhor jogo do ano. As personagens com as quais nos vamos deparando deixam-nos sempre na dúvida se são ficção ou realidade e se tivéssemos que definir Kentucky Route Zero numa frase seria “o jogo que fariam os irmão Coen”.

Kentucky Route Zero

 

Ontem a Cardboard lançou o segundo Acto do jogo e mantém a promessa de lançar os restantes nas datas prometidas. O jogo custa apenas 25 dólares (cerca de 20 euros), está disponível para PC e Mac, e acreditem que este apenas não é exagerado. Se gostam de jogos que tentem novos caminhos na jogabilidade e na forma de vos contar uma estória então a este preço o jogo é dado. Se comprarem agora recebem já os dois primeiros episódios e os restantes assim que forem sendo lançados.

Se já deram por vocês a debaterem com as vossas amigas e amigos como estão fartos de sequelas e sempre dos mesmos jogos, então está na altura de viajarem até Kentucky.