Uma das maiores lendas urbanas da história dos videojogos está prestes a ser ou não confirmada. A canadiana Fuel Industries recebeu autorização da Comissão da Cidade de Alamogordo, no Novo México, para ter acesso durante seis meses, ao local onde supostamente a empresa Atari enterrou milhões de cartuchos e outros equipamentos em 1983.

ET-The Extra-Terrestrial

 

Esta história é mas conhecida por ser o sítio onde a maioria das cópias de ET – The Extra-Terrestrial para Atari 2600 foram cuidadosamente guardadas, sob toneladas de terra com cobertura de cimento. O aterro da Atari tornou-se num dos símbolos do crash do mercado de videojogos norte americano em 1983, quando a elevada quantidade de cartuchos por vender, os jogos de pouca qualidade e más práticas empresariais levaram à falência de muitas empresas, incluindo a Atari, e à quase destruição do mercado de jogos nos EUA.

Os detalhes acerca do infame aterro são inconclusivos, motivo pelo qual o episódio se tornou numa lenda urbana dos jogos, a de que algures no deserto existem milhões de cópias de ET e quem sabe outras surpresas. O mito de que com uma pá e um balde, daqueles que se vendem nos quiosques da praia, podemos ganhar o dia com alguns minutos de escavadelas.

Segundo as informações disponíveis, não será tão fácil assim de desenterrar este “tesouro deprimente”, tendo em conta de que o aterro se encontra sob toneladas de cimento, bem escondido e selado. Este poderá bem ser um documentário clássico, ao estilo National Geographic, para tirar teimas de uma vez por todas acerca do sinistro episódio, que 30 anos depois promete renovar a lenda.

Considerado por muito como um dos piores videojogos jamais feitos, ET- The Extra-Terrestrial encontra apesar de tudo defensores, que acreditam que o jogo não seria assim tão mau como o pintam e que, com alguns retoques, pode até ser considerado como um título inovador para altura.

Caso sejam dos sortudos que têm uma cópia de ET para Atari 2600, digam de vossa justiça. Da nossa parte, faremos os possíveis para – a ser encontrada alguma coisa – tentar recuperar uma cópia para retro-análise. Depois de soprar a areia toda, e garantir que não existe qualquer resquício de cimento.

Via: Joystick

Fonte: KRQE