Dogfighting ‘til the end of the world

Apesar do público em geral desconhecer a realidade árdua dos redactores e editores da imprensa de videojogos, onde as nossas alergias e pneumonias são alimentadas pelo mofo e pela humidade da cave mal-iluminada onde somos reféns trabalhamos, comendo a côdea de meio-pão, enquanto sorvemos de rompante o único copo de água que recebemos todo o dia. “A fome clarificara a mente”, dizem-nos, “e torna-nos mais objectivos”. Balelas. O pessoal da imprensa especializada é sub-tratado e ponto final. Mas são as pequenas alegrias e novidades que adicionam o suplemento ao nosso quotidiano pão-duro. Jogar GoD Factory: Wingmen com o pessoal da Nine Dots Studio é um desses casos.

GoDFactory1

 

Conectado via Skype com Guillaume Vidal, director da Nine Dots Studio e lead designer de GoD Factory, fui introduzido e auxiliado no primeiro contacto com o jogo. GoD Factory é um Multiplayer Online Battle Arena, mas que tenta encontrar o seu lugar longe dos LoLs e dos Team Fotresses deste mundo: criando uma arena única, de batalhas de naves espaciais. Com um objectivo simples (o segredo de qualquer MOBA) que consiste em destruir a nave-mãe adversária e impedir que a nossa seja destruída no processo. Um jogo de avanços e recuos, tanto de táctico como de estratégico, em que todos e quaisquer lugares comuns aplicados ao futebol ou a qualquer outro desporto colectivo se aplicam.

“Better said than done!”, já dizem os anglófonos. A complexidade e dificuldade de GoD Factory tornam-no entusiasmante para qualquer jogador. A extrapolação da equipa de produção sobre o que deverá ser o realismo de um combate intergaláctico, traduz-se na notória dificuldade em controlar a nave. Numa óbvia homenagem a clássicos como Wing Commander, controlar a nossa nave é uma tarefa árdua, mas recompensadora. Há uma série de manobras de voo que separam um piloto guiado pela Força, e um nabo (como eu) e que enriquecem a experiência de pilotar uma nave no espaço sideral. Munições infinitas? Errado! Se conseguirem penetrar as defesas da nave-mãe inimiga e dispararem todo o vosso arsenal, o mais provável é terem de voltar para a base para reabastecer. Colidiram contra uma parede da base, uma nave aliada ou um inimigo? Danos no casco da vossa nave! E mediante a força do impacto o interface aconselhar-vos-ás a voltar à doca para reparações. Podemos ir para combate com duas naves pré-customizadas na íntegra e partilhá-las com a nossa equipa, e sentir-nos, como muitos de nós sonhou, como parte integrante de uma frota espacial em épicas lutas pelo vazia galáctico.

GoDFactory2

 

GoD Factory é daqueles projectos arrojados, completamente independentes, tão gamer-oriented que uma das grandes preocupações da equipa de criação é a de disponibilizar uma grande preparação de total plug & play de dezenas de joypads e joysticks. E até, pelo que podem confirmar no processo de financiamento no Kickstarter, a futura compatibilidade com o Oculus Rift, conferindo um realismo sensorial à experiência de pilotar uma nave no espaço. Está neste momento em votação no Steam Greenlight e terá um preço de compra e futuras micro-transacções (meramente estéticas pelo que nos foi garantido) que em modo algum influenciará o poder do jogador in-game.

Um jogo altamente estratégico e desafiante pelos seus controlos, pela experiência de gravidade zero, e o dogfighting épico no espaço que poderá, acreditamos, encontrar o seu próprio espaço no mercado actual de MOBAs.

GoDFactory3