Um dos maiores franchises de sucesso em Portugal, direccionado essencialmente para as crianças, é o Invizimals. Uma aposta interactiva e de merchandise para os mais novos que ganhou fortes raízes em Espanha, Portugal e Itália, querendo agora ir mais longe. Daí recebermos o convite da Sony para estar bem perto dos novos jogos: Invizimals: The Alliance para PS Vita e Invizimals: The Lost Kingdom para PS3. Ambos diferentes, mas que se cruzam nas histórias para sabermos um pouco mais sobre o universo dos Invizimals. Nesta apresentação tivemos uma demonstração de realidade aumentada com a PS Vita, trazendo à vida e ao nosso redor estas criaturas que tanto acompanham os mais novos em casa, em viagem e nas escolas.

Mas, o que são Invizimals? Criaturas mascotes que nos podem seguir onde quer que vamos. A intenção é poder jogar onde se quer e quando se quer, com ou sem o uso da realidade aumentada permitida pela PS Vita. Podemos levar o invizimal a passear pela rua, pelo jardim, pela casa e outros muitos locais, enquanto estes apanham recursos (dinheiro, por exemplo). Quanto mais passeio, mais recursos apanham. E caso não possam ter um animal de estimação, um invizimal poderá ser uma companhia segura e já treinada, evitando a frustração por não ver o nosso bichinho obedecer. Daqueles que só aparecem quando lhes cheira a comida.

 

Invizimals: The Alliance é provido de modos arena que podem ser pré-definidos ou podemos usar qualquer espaço onde nos encontramos para tornar o local num campo de batalha. No chão, na mesa, num parapeito, numa estrutura lisa ou com objectos, teremos infindáveis ambientes para as lutas. Aqui começa a ser bastante interessante e não só pelas arenas. Há uma tentação em pelo menos testar e termos a nossa própria mascote (ou várias), com 150 por coleccionar. A possibilidade em ver os invizimals não se reduzem à estrutura horizontal, sendo também possível colocá-los em paredes e tectos. Na demonstração tivemos um cheirinho do que seria ter um invizimal numa parede, um king kong cravado com unhas na parede. Podia estar num prédio, sendo este o objectivo: levarmos para a rua o invizimal e aproveitar tudo o que nos rodeia, aproveitando ao máximo a tecnologia da realidade aumentada.

Com um aspecto polido, Invizimals: The Alliance e Invizimals: The Lost Kingdom é cooperativo até 4 jogadores, com opção Cross-Play e projectado para multiplataforma. A era do tamagotchi já era!