Um dos jogos Nintendo mais agardados do ano, fará a sua estreia na Wii U a 26 de Julho. A série Pikmin, criação do Senhor Shigeru Miyamoto foi um dos títulos marcantes da geração Gamecube, contribuindo para o estabelecimento da consola como um nicho de originalidade, com poucos jogos mas ainda assim obrigatória pela absoluta qualidade do seus exclusivos. 12 anos depois da estreia, os Pikmin regressam e com eles um novo planeta para explorar.

Perdemos Olimar, mas ganhamos três novos protagonistas: Capitão Charlie e os companheiros Alph e Brittany. Os improváveis heróis são obrigados a abandonar o seu planeta à beira da desgraça, para partirem pelo Universo em busca de comida. O seu planeta natal Koppai encontra-se com escassez de alimentos e os seus habitantes em risco de vida. Mas parece que a habilidade de navegação destes pequenos humanoides deixa algo a desejar, pois mais uma vez se despenham num planeta inexplorado.

WiiU_Pikmin3-e3

 

Por boa fortuna, o planeta dos Pikmin é rico em coisas gigantes, neste caso fruta. Com o auxílio dos Pikmin, os três exploradores terão de recolher alimentos para fazer principalmente duas coisas: criar sumos e recolher sementes para levar de volta para Koopai. Teremos o período do dia para explorar e recolher mantimentos, e a oportunidade de repetir cada um dos dias se quisermos ou não melhorar a nossa performance.

O Rubber Chicken já teve a oportunidade de jogar Pikmin 3 e comprovar que visualmente se encontra tão ou mais deslumbrante do que era anteriormente. A grande novidade é a existência de dois novos tipos de Pikmin: Rock, grandes e pesados que podem ser atirados para partir o ambiente ou derrotar inimigos; e Winged, que conseguem voar.

Em termos de exploração dos ambiente, Pikmin 3 parece-nos aumentar exponencialmente a experiência de jogo, não só com a dimensão e complexidade das áreas de jogo, como pela introdução do Wii U Gamepad e das duas funcionalidades. O jogo continua a ter a opção de ser  controlado com o Wii Remote e o Nunchuck. No entanto, é no Wii U Gamepad que nos parece que o jogo trará diferentes dinâmicas, pela sua utilização como veículo de estratégia e planeamento. Pikmin era por vezes algo complexo de gerir, pela dimensão das áreas de jogo, mas a possibilidade de visualizar o terreno nas nossas mãos e planear acções de forma mais intuitiva é extremamente bem vinda. Teremos ainda a possibilidade de tirar fotos e partilha-las no Miiverse.

E evitar que os Pikmin morram. Confesso que ver os pequenos a irem desta para melhor é bastante penoso. Um pessoa até fica assim melindrada e triste. Eles não têm culpa, só querem ajudar.

 

[youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=1GmxLtmRb5A]