Está confirmado: A Microsoft voltou atrás nas questões de jogos usados e ligação permanente à internet. Voltaram atrás e foi o melhor que fizeram, sendo um pouco previsível pelas tantas críticas dos fãs e dos vários agentes que operam nesta indústria. Mais ainda pelas palavras de Jack Tretton, Presidente e CEO da SCEA, durante a conferência Sony na E3: “Nós apoiamos os jogos usados” e “a PS4 não precisa de ligação constante à internet”. Um momento que gerou risos por um lado e alguma atrapalhação pelo outro.
Podemos olhar para esta reviravolta da Microsoft e ter várias opiniões: Falta de estratégia; estudo de mercado; Tentativa falhada de mudar o mercado ou hábitos de mercado; Não olhar para o Mundo como um todo deste mercado. Podemos ter várias opiniões e possivelmente nunca conseguiremos uma reposta concreta. Mas se há algo que nunca ouvimos da Microsoft desde o “Day One” foi: “adoramos os nossos gamers” – Esta sim é uma novidade desde a revelação da Xbox One.
Sempre tentei ficar apaziguado em relação a todas as controvérsias que surgiram principalmente neste útlimos dias (pré e durante E3), mas não deixei de ficar insatisfeito com a mensagem e novidades que a Xbox transmitia. Acredito que a maior parte de vocês também não. E como a nossa frustração foi partilhada pelos quatro cantos do mundo, a Xbox e a Xbox Portugal partilharam a mensagem que ecoa neste momento nestes quatro cantos numa tentativa de acalmar os corações dos fãs de Xbox.
“Na Xbox adoramos jogos e acima de tudo adoramos os nossos gamers. Hoje, anunciamos mudanças à Xbox One e ao modo como podes jogar, partilhar, emprestar e revender os teus jogos, da mesma forma que fazes hoje na Xbox 360. Para além disso, a ligação à internet não vai ser necessária para jogares offline os jogos na Xbox One. Obrigada a todos os nossos fãs!”
A Xbox explica com pormenor duas grandes mudanças:
– Não será necessário uma conexão com internet para jogar os jogos Xbox em modo offline – Depois de uma primeira ligação com uma nova Xbox One, poderemos jogar qualquer jogo físico sem ter de ligar-se novamente à internet. Não há nenhuma exigência de ligação de 24 horas e pode levar-se a Xbox para qualquer lugar e jogar os jogos, como funciona na Xbox 360.
– Trocar, emprestar, revender, oferecer como presente e alugar jogos físicos como é hoje possível – Não haverá limitações para o uso e a partilha de jogos, que vai funcionar exactamente como a Xbox 360.
Acrescentam ainda que para os jogos em formato digital, comprados online, não haverá restrições de região e podem também ser jogados em modo offline.
Rejubilem, porque nem tudo está perdido. E respeite-se aquele que erra e aprende com os erros, porque errar é… Xbox.
Comments (5)
Foi o melhor que eles fizeram, na minha opinião o facto de ter de estar ligado à Internet pelo menos uma vez por dia era absurdo. Recuaram devido ao medo de perderem os seus “gamers” que de modo nenhum ficaram satisfeitos com as noticias anteriores e, como não querem ficar atrás da sony com a PS4, que teve a oportunidade de brincar com a situação, modificaram as suas ideias para voltarem ao mercado.
Desde que a Sony anunciou a ps4 que a Xbox ficou para tras mesmo fazendo estas mudanças. O erro da Microsoft foi não pensar nos gamers ( consumidores ). Continuam a querer que se pague para se poder jogar online ( coisa que nao se deve fazer quando se compete com outra consola que cujo pagamento nao é preciso para jogar online), e vai tambem custar mais 100€ que a ps4. Tudo o que eu mencionei só contribui para a Xbox e de maneira alguma para os gamers e não vai ser agora, com estas mudanças, que vao para o topo. Se a Xbox anunciasse que iam implementar o Live gratuito na nova consola, entao aí tudo bem, adeus ps4. Enquanto não o fizerem, nao vao ganhar esta batalha.
Atençao que a PS4 vai ser preciso ter uma conta ps plus,logo vamos ter de pagar,posso estar errado, mas acho que vai ser 5 euros por mes
É correcto, Bruno. Tudo indica que sim, de forma a poder ter um preço mais baixo na venda da consola.
Os 5 euros por mês não serão do mesmo tipo do que actualmente a Xbox 360 tem para jogar online? E, se for idêntico ao sistema atual, fornece jogos gratuitos mensalmente…
Assim, parece-me que continuará a haver uma diferença de 100€ na aquisição inicial da consola.