O terceiro título do franchise Infamous, sequela de Infamous e Infamous 2, certificou-se durante a E3 como uma das melhores maravilhas da consola de nova geração da Sony: a PS4. Era um daqueles jogos aprimorados com um maior poder de processamento, reinventado de seus antecessores com um novo protagonista e um novo relacionamento entre este protagonista e o jogador. Delsin Rowe é um rapaz de 24 anos, um frustrado artista de graffiti que descobre ter super-poderes e iremos com ele descobrindo como controlar estes poderes ao longo desta sequela.

inFAMOUS_Second_Son_Delsin Pioneer

 

Tudo desenrola-se na cidade de Seattle, criada em pormenor para aqueles que lá vivem reconhecerem cada canto desta cidade. Será algo como reconhecer a cidade de Los Angeles e identificar cada pormenor da cidade de Los Santos de GTA ou as ruínas de Washington DC em Fallout 3. O ambiente foi transformado, trazendo a luz, as sombras, os reflexos e a folhagem com mais pormenor, criando mais vivacidade no meio envolvente em relação aos anteriores da série com Cole MacGrath. Este antecedente protagonista foi agora substituído por uma personagem mais alegre e que diverte-se com os seus novos poderes, algo que muitos heróis e anti-heróis não o fazem ou na maior parte do tempo não parecem fazê-lo. E se cada um de nós tivesse na realidade os super-poderes de Delsin, seríamos como loucos debochados a esfumaçar-nos pelo ar com uma sensação de liberdade suprema, controlando uma energia de fogo que faria tremer a força militar mundial. Seríamos, como Delsin, um super-humano.

inFAMOUS_Second_Son_Smoke Apex

 

A Sucker Punch, produtora de Infamous: Second Son, quis desta vez recrear uma relação entre protagonista e jogador ao crescerem juntos e aprender a controlar os super-poderes. Estaremos com um rapaz que aos poucos irá ganhar confiança na utilização destes poderes, elevando até não se sabe onde um ego perigoso ou defensor, numa cidade onde os problemas serão factuais e lutando com outros super-humanos. A questão que ficou no ar: “Porquê dos super-humanos lutarem com outros super-humanos?”. Infamous: Second Son parece aproximar-se mais de franchises como Spiderman, não só pela pitada de divertimento e como o Homem Aranha lida com a sua ascensão depois da picada de aranha, como também pela renovação e lufada de ar fresco em relação a Infamous 2, com um mundo diferente e com mais imersão pelo e com o progresso de Delsin.

Este desenvolvimento de Delsin é tido bastante em conta para uma maior imersão na estória, começando do rapaz frustrado ao confiante herói de poderes sobrenaturais. Como vemos Spiderman a aprender desde que picado e a descobrir aos poucos os seus novos valores, estaremos ao lado de Delsin a aprender com ele e a utilizar os poderes. As próprias expressões e a sua atitude irá mudando à medida que descobre o seu potencial e aprende a controlar os poderes. Quando controlado, ganhará maior confiança e será momento de tomar uma postura: “Now, let’s kick some Ass!”.

inFAMOUS_Second_Son_Delsin DUP Attack

 

Quando refiro super-poderes, estou a falar de algo sério: destruição em massa auferida por um corpo ardente. Mas já lá chegaremos, porque este foi o final de jogabilidade com cinemática que mais impressionou. Delsin é dotado com poder de fogo e consegue atirar bolas de fogo. Simples. Melhor é quando se esfuma pelo ar, evitando tiros dos adversários e aproximando-se destes para atacá-los com um melee attack, seja com punhos ou a média distância com as correntes que estão entrelaçadas nos punhos. Esta capacidade em esfumaçar-se pelo ar  (os poderes são baseados em fumo) também possibilita entrar por condutas de ar desde o chão ao tecto de um prédio ou outros meios que o fumo consegue ultrapassar. Este poder de fogo tem um efeito de derreter estruturas e irá destruir muito do que estiver à sua volta, redefinindo o mundo como o encontramos inicialmente. O ambiente é quase destrutível por completo. E após termos esta demonstração de destruição, também pelas mãos do exército que defrontamos, utilizamos um poder especial numa fase em que o número de inimigos ascende o impraticável. Elevamo-nos com Delsin bem alto no céu, vendo a expressão de satisfação que será alternada até ter pleno controlo deste poder, e caindo de novo no chão com uma força estrondosa causando destruição num raio bem alargado. Delsin é afinal um super-humano com uma força nuclear. “And now, we really kick some ass”.

inFAMOUS_Second_Son_DUP Lift Off

 

É garantido que Second Son terá maior sucesso que os seus antecessores, prometendo uma sensação de maior liberdade pelo mundo aberto e em que a palavra-chave é divertimento, unificado com liberdade e fluidez no combate, com decisões baseado em Mecânicas como as prequelas.

Infamous: Second Son é um exclusivo PS4.

http://www.youtube.com/watch?v=mfP9e4yJwV0