Já todos conhecem Pac-Man, portanto não é necessário apresentações. Redondo de cor amarela que faz ‘Waka Waka’ e tem um apetite enorme, esse mesmo. Conhecêmo-lo das primeiras arcadas e continua focado como um ícone dos videojogos ainda nos dias de hoje, não só pela criadora Namco, como também pela Disney. Pac-Man and the Ghostly Adventures surge no seguimento de uma série Americana e Canadiana que vai entrar no ar no canal Disney XD, com o mesmo título, tendo como público alvo os mais novos.

Pacopolis1

Anteriormente, tinha relacionado Pac-Man e os amigos com M&M’s antes de olhar para o jogo durante a E3. Depois de jogar continuei a fazer a mesma conexão, excepto pelos fantasmas que perservam o seu aspecto clássico e não se pareçam com bombons. Mesmo que Pac-Man os devore que nem rebuçados gelatinosos e não são apenas os fantasmas que parecem gelatina, é o mundo inteiro. Uma gelatina compacta com elementos de ectoplasma viscoso. Pac-Man é mais comilão que o habitual e não precisa de bolas especiais para devorar os fantasmas, havendo opção para “wakar” directamente estes.

Como também não podia faltar, colectamos bolas em percursos lineares ou circulares neste mundo a 3 dimensões e que nos garantem vida maioritariamente retirada pelos fantasmas. Neste romnhomnhom ordenado, temos liberdade para afastarmo-nos do percurso, colectando também bolas e comida para vida em caixotes de lixo e máquinas de venda: de hambúrguers, de bebidas ou de gelados. Estranho é que todas dêem hambúrguers, o que não satisfaz o pedido do cliente. “Ó Patrão, o pedido veio errado!”

PAC_closeup2

Pac-Man salta, tem aptidão para breve voo e consegue fatos que lhe conferem poderes especiais. Um destes é um fato de cameleão que garante camuflagem a Pac-Man e faz-lhe soltar a língua como a vizinha que mora na rua acima. Esta língua consegue apanhar mais facilmente os fantasmas e serve como corda para balançar entre plataformas, usando barras, por exemplo. Consegue apanhar os alimentos numa maior distância, também. Um dos criadores de Pac-Man and the Ghostly Adventures, durante a experimentação do jogo à porta fechada no stand da Namco Bandai, adiantou-nos que haveria mais dois fatos na demo: de fogo, de gelo, e que mais estariam por confirmar.

Chameleon_attack

Essencialmente para os mais novos…

Este novo Pac-Man é essencialmente um jogo de plataformas e poderá não ser bem apreciado pelos fãs dos clássicos, dependendo do quanto retro é cada um. É um jogo de plataformas 3D colorido, agradável pela simplicidade e de carácter animado como uma série televisiva ou um filme animado. É um Pac-Man pensado para os mais novos, mas acredito que não será de todo desapreciado por um público mais alargado, garantindo alguma diversão.

Pac-Man and the Ghostly Adventures prevê ser lançado depois de entrarem no ar poucos episódios da série no final do ano. Para Xbox 360, PS3, Wii U, Windows e 3DS, sendo para esta portátil diferente por side-scrolling.