Routine é um projecto conjunto de três pessoas, que formaram um estúdio independente chamado Lunar Software, situado no Reino Unido.

Routine, passa-se numa base lunar, onde as pessoas desapareceram, não sabemos como nem porquê. Cabe ao nosso personagem, que até ao momento também não sabemos de quem se trata, explorar a base de fio a pavio, reunindo provas e informações que nos explicarão o que realmente aconteceu. Este jogo promete características muito apreciadas pelos amantes do género Survival Horror, em especial o facto de a morte ser permanente. Ou seja, quando morremos, temos que começar tudo do inicio. Deste modo aguarda-nos uma luta pura e dura pela sobrevivência a todo o custo, onde o silêncio é de ouro e a nossa audição requisitada ao mais alto nível.

Routine_shots_06

 

Até ao momento, o que se consegue perceber sobre a jogabilidade de Routine, é que este é um survival horror na primeira pessoa centrado essencialmente numa componente muito furtiva e de investigação. A acção não é linear, com bastantes locais aleatórios da base abertos a serem descobertos por nós, muitos deles escondidos. Podendemos deslocar-nos entre eles através do Tram system da base (qualquer semelhança com Dead Space é pura coincidência!?). Quanto ao sistema de combate, ainda é pouco claro. Não conseguimos perceber  se haverá um equilíbrio com as doses de investigação e a acção furtiva, para que o jogo não se torne numa “Routine”.

A morte é permanente e a juntar a isso, não temos qualquer tipo de indicador do nosso estado de saúde. Bem como não existem itens milagrosos que nos ofereçam qualquer tipo de ajudinha. Não há cá barrinhas de cereais nem red bull. Em Routine só se respira oxigénio e já vamos com muita sorte.

Esteticamente tem um look sci-fi anos 80 e saltam bem à vista referencias como Amnésia e Dead Space. Vendo o vídeo de jogabilidade disponibilizado pela Lunar Software, é como se Amnésia e Dead Space tivessem feito um filho. No entanto este não deixa de impressionar, tendo a capacidade de deixar um borrãozinho na cueca! Ajuda ainda o facto de estar a ser desenvolvido para suportar a tecnologia Oculus Rift.

Espera-se portanto que Routine seja a quebra total nas rotinas diárias de uma base lunar.

 

[youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=iAcAd1fUiy8]