Levolution.

Em inglês, Level + Volution: Nível em espiral ou espiral gradual.

Em francês, l’évolution: a evolução.

Em Chinês, Revolution: revolução.

Pensemos que Levolution é dito por um chinês – dos quais eu respeito muito e com quem já tive o prazer que conviver minimamente – e como muitos, têm dificuldade em reproduzir a letra R. O que representa Levolution? “levolucionar” a dinâmica de jogo em tempo real e fazendo com que as nossas acções modifique o ambiente de acordo com estas. Se, por exemplo, um prédio cair (característico em jogos de acção como Battlefield 4 ou Call of Duty), iremos continuar a nossa batalha no meio dos escombros e do pó causado pela queda do prédio. Se não fizermos o prédio cair, respiraremos melhor. A capacidade de “Levolution” é de modificar o cenário consoante as nossas acções, maioritariamente ligadas à destruição de grandes objectos.

BF4_Levolution_Siege_of_Shanghai_web

 

Dito assim, a repetição de níveis poderá ser sempre diferente e com experiência variável, como o estourar de um tecto subterrâneo que colapsa e faz cair o tanque que estava por cima na estrada. Este dispara o seu canhão numa coluna mais à frente que derruba a outra parte do subterrâneo e assim sucessivamente. Vai tudo cair, é uma alegria! Mas o conceito de “Levolution” é também o aproveitamento do cenário para proveito próprio, com rebentamento de canos de gás ou usar destroços para ceifar a vida ao adversário.

Battlefield 4 é criado com o novo motor de jogo frostbite 3 e é projectado com um gameplay dinâmico, para que cada nível não seja uma repetição, mas uma experiência diferente. Um refresco para jogos multiplayer e que os jogadores terão de especializar-se em tácticas de combate não só pelo uso de armas, como também pelo uso do próprio cenário.

battlefield_4_-_angry_sea_single_player_screens_4_wm

 

“Levolution” é Revolution no sentido de tudo desabar, mas entenda-se que esta palavra soou – e continua a soar – uma adaptação estranha. Um “buzzword” repetido pela Electronic Arts durante a E3 2013, e que ouvi pela primeira vez durante a apresentação da Electronic Arts. O momento mais wtf! que me recordo da E3 e que me pulverizou de concentração pela palavra no grande ecrã. Pensei, até, que seria uma piada no processo de todo aquele divertimento.