É sempre assim em Agosto. O Xbox Live Arcade inicia o Summer of Arcade e com ele chegam quatro lançamentos exclusivos para o Live, pelo menos temporariamente. Estes lançamentos são sempre esperados com enorme antecipação pois normalmente representam lançamentos digitais que se tornam em excelentes propostas de jogo: Braid, Shadow Complex, Limbo, Bastion ou Dust: An Elysian Tale são apenas alguns dos muitos exemplos de pérolas lançadas desde 2008 durante o mês quente de Verão. Este ano o alinhamento parece mais fraco, mas também como andamos todas e todos adormecidos com o excesso de calor, nem reparamos. Por outro lado, é baratito, entre os 800 e os 1200 pontos.

As datas de lançamento apresentadas dizem respeito apenas aos Estados Unidos, para já, mas devem ser similares na Europa, com a diferença de um ou dois dias depois. Alguns jogos falam em lançamento global, mas não temos nenhuma versão oficial portuguesa que nos possa garantir isso. O vosso verão será assim, com uma cerveja numa mão e o comando na outra:

 

Brothers: A Tale of Two Sons (7 de Agosto)

A mecânica original de controlo de Brothers é o maior gancho para nos prender o interesse neste jogo da Starbreeze Studios, o estúdio responsável pelo primeiro Darkness, que foi também responsável pela agradável surpresa que foi The Chronicles of Riddick: Escape from Butcher Bay, e pela desagradável surpresa que foi o remake de Syndicate como um FPS.

Talvez fruto da má recepção de Syndicate o estúdio quis entrar em território original e criativamente mais válido. Brothers conta a história de dois irmãos que procuram o pai e onde cada analógico do comando controla um dos irmãos, tornando este num jogo impróprio para disléxicos.  O jogo é quase um top-down, mas com uma perspectiva ligeiramente descida e com o Unreal Engine 3 a mostrar o que vale. O jogo vai envolver muita resolução de puzzles onde a mecânica de duplo controlo promete uma jogabilidade com ideias frescas. Nada melhor na época do calor.

 

Charlie Murder (14 de Agosto)

Pergunta: Qual é o melhor brawler da Xbox 360? Poucos vão responder The Dishwasher. Mas deviam. O exercício de estilo da Ska Studios tanto no original como na sequela Vampire Smile é uma das melhores experiências de combate em 2D do Live Arcade. Primeiro pela sua personalidade visual, onde elementos que parecem recortes de rascunhos feitos a caneta BIC num caderno da escola se misturam com cenários que parecem pintados a pastel em telas. Depois por todo o sistema de combos frenéticos e mecânicas de combate viciantes a espalharem sangue por todo o lado.

Charlie Murder partilha o mesmo aspecto visual de Dishwasher, portanto por ai já é aposta ganha. O jogo promete misturar elementos de Brawler, com elementos de RPG e elementos de Dungeon Crawler tradicional. O caos dos trailers indica-nos que ou temos uma grande confusão, ou uma grande diversão. Esperemos que seja a segunda.

 

Flashback (21 de Agosto)

O que dizer de Flashback quando grande parte do nosso crescimento como gamers foi tão influenciado por esse mítico e difícil jogo? Sim, nós somos cotas com a mania que ainda somos punks, e  grande parte de vocês ainda não tinham nascido enquanto nós já desesperávamos para ultrapassar os inimigos e obstáculos do sucessor  espiritual de Another World, e nos deslumbrávamos com a impressionante qualidade de animação de movimentos do personagem. Flashback, ao contrário de outros jogos da mesma geração, resistiu ao passar do tempo e ainda hoje, 21 anos depois, mantém-se jogável com o mesmo prazer.

Que o jogo receba um remake HD com gráficos actualizados e com novas ideias é algo bom, mas o facto do estúdio responsável por este reboot ser a VectorCell é que é preocupante. O titulo anterior do estúdio foi Amy, uma das experiências de jogo mais repletas de problemas de mecânica dos últimos tempos. Ora, Flashback é acima de tudo um jogo de mecânicas afinadas com “precisão alemã” por isso esperemos que o estúdio esteja à altura do enorme legado que está a receber. Estamos a falar de um estúdio que não consegue ter uma página a funcionar ou sequer um trailer do jogo no seu canal de youtube. Como é Verão, resta-nos suar. Suores frios.

 

Teenage Mutant Ninja Turtles: Out of the Shadows (28 de Agosto)

Activision e propriedades intelectuais famosas é caso para ter logo medo. Diga-se a verdade: X-Men: Destiny, Bee Movie: The Game, Madagascar Escape 2 Africa, Iron Man ou Walking Dead, entre muitos outros, não são propriamente candidatos a jogo do ano nem a ficarem em nenhum livro sobre a história positiva dos videojogos.

Com o estúdio Red Fly ao barulho que pouco mais tem para mostrar que as versões para a Nintendo de Thor e de Star Wars: The Force Unleashed 2 (dois jogos que também não estão lá muito perto do Hall of Fame) a preocupação que este jogo seja mugir a licença é justificada. Esperemos que o combate seja recompensador, ou que acabe por ser uma óptima surpresa. Mas não apostem as vossas braçadeiras.

 

Seja como for, pelo menos dois dos jogos inspiram muita confiança, com um terceiro a prometer e com um quarto a esperar para ver. Venham os caracóis, venha a imperial, venha a areia nos pés, venha o Summer of Arcade.