GameLoading: Rise Of The Indies é um filme que se anuncia como uma sequela espiritual de Indie Game: The Movie, explorando a cultura emergente dos indies e da sua maneira de trabalhar. A questão é se este nosso movimento cultural é de facto interessante para o público observar. Afinal de contas, desenvolver jogos aproxima-se mais do shoegaze do que do punk-rock, e os processos conceptuais podem parecer interessantes e criativos mas são uma ínfima fracção do que é construir um jogo do zero.

gameloading-rise-of-the-indies

Indie Game: The Movie nunca foi sobre fazer jogos, mas sim sobre pessoas que fazem jogos. Já o GameLoading apresenta prontamente uma lista de dezoito pessoas que já foram entrevistadas, portanto a intimidade é algo que não será possível neste filme. O filme prefere anunciar que se vai focar na indústria em si, mas o que há para se focar numa indústria que consiste em pessoas sentadas a olhar fixamente para computadores durante horas?

O movimento indie parece ser algo demasiado recente para merecer uma documentação, é uma subcultura emergente sem interesse para os observadores, apesar dos geniais jogos que emergem dessa cultura. Mas talvez os australianos do Studio Bento nos provem o contrário! Se têm interesse neste projecto, vão até ao seu kickstarter e dêem uma olhadela clicando na imagem seguinte:

gameloading