Em Novembro de 2012, o estúdio independente austríaco Broken Rules, lançou aquele que era o culminar de um sonho começado em 2010, o de criar uma série de três jogos baseados no conceito de voar. Aquele que começou como um protótipo e que mais tarde recebeu um apoio público da cidade de Viena para que a sua execução fosse possível, acabou apoiado pela Nintendo como título de lançamento digital na Wii U.

Chasing Aurora juntou a mecânica dos jogos de crianças como a apanhada, ao acto de voar. Neste jogo controlamos pássaros abstractos que se tentam apanhar uns aos outros, num ambiente hostil dos Alpes recheado de picos montanhosos e passagens difíceis. O jogo precisava ainda de alguma afinação de mecânicas, mas o acto de voar e o controlo eram de uma enorme suavidade e sensação de voo.

SECRETS OF RÆTIKON

 

Mais conhecido por outro bom jogo independente (And Yeti t Moves) o estúdio prepara-se agora para lançar mais uma aventura aérea com SECRETS OF RÆTIKON, um título que vai colocar-nos todos à procura daquele símbolo estranho do título nos nossos teclados. O jogo pretende ser um jogo de exploração que se adapta ao ritmo e à destreza de cada estilo de jogador.

SECRETS OF RÆTIKON

 

O que mais uma vez é realçado é o acto de voar, e os ambientes que misturam arte baseada em pixel com arte baseada em vectores, criam um mundo de jogo com uma abstração que transmite uma dualidade de calma e tensão, como já acontecia em Chasing Aurora. Está prometida a interacção com muitos outros animais e a exploração de ambientes vastos. A ter em atenção.