Por alguma estranheza que possa suscitar, tenho de começar a falar deste Nintendo Direct pelo seu final:
PROFESSOR LAYTON VS PHOENIX WRIGHT: ACE ATTORNEY VAI SER LANÇADO NA EUROPA!
E com isto podia guardar o chapéu na mala, despedir-me do público, beber o cognac de um só trago, fazer uma vénia, desligar as luzes, e sair pela porta: o meu trabalho aqui está feito! Como já tinha referido anteriormente a minha paixão por Phoenix Wright é assolapada. Professor Layton vs Phoenix Wright foi anunciado após a E3 2010 e transformou-se na grande razão para eu (e muitos fãs das 2 séries) querermos comprar uma 3DS. Por muita pesquisa que eu fizesse, nada fazia antever a revelação que Shibata (presidente da Nintendo Europa) fez no final do Nintendo Direct. Visto até ontem não existirem sequer rumores de uma ocidentalização do jogo. O meu cinismo faz-me crer que esta decisão incide mais sob a tentativa de explorar o filão de Professor Layton, do que pela qualidade (que dizem ser) imensa deste crossover entre duas séries geniais. Só resta esperar até ao início de 2014…
Professor Layton and the Azran Legacy
Foi com alguma tristeza que percebemos que o próximo jogo de Professor Layton, e que encerrará a segunda trilogia, será também o desfecho para a série. Há algo de familiar em Layton e Luke que nos fez acompanhá-los neste seis anos (e que grandes anos que foram!) , a desvendar mistérios e puzzles, numa revitalização sui generis do género aventura gráfica que conquistou miúdos e graúdos. Será possível que o final da série coincida com a morte do seu protagonista? De qualquer forma teremos a possibilidade de fazer as devidas despedidas a Layton, Luke e restante elenco a partir de dia 8 de Novembro. E claro, de forma anacrónica, em 2014 teremos o crossover com Phoenix Wright.
Korg M01D
Em homenagem ao sintetizador Korg M01, será lançado neste Outono para a 3DS uma aplicação que emula o célebre sintetizador e permitirá composições tão complexas quanto estas, e que vão permitir olharmos para a portátil da Nintendo como uma espécie de workstation: a aplicação vai permitir uma exportação em ficheiros MIDI. Portanto não se apressem a julgar quando virem alguém agarrado à sua 3DS – essa pessoa pode estar a trabalhar.
Indies, Indies e mais Indies
A aposta que já se tinha percebido no Nintendo Direct da E3, da Nintendo eShop WiiU, nos indies como forma de dar alguma consistência a uma loja virtual algo empobrecida (em quantidade e qualidade) quando comparada com a sua irmã portátil, e apesar de nem todos serem exclusivos, Cubemen 2, Festival of Magic, Forced, Giana Sisters: Twisted Dreams, Ittle Dew, Knytt Underground, March of War, Monkey Pirates,, Nihilumbra, Pure Chaos, Q.U.B.E. Director’s Cut, Scram Kitty and his Buddy on Rails, So hungry, Squids Deluxe, Tengami, Teslagrad, TNT Racers e Wooden Sem’Sey virão decerto trazer a consistência para a eShop. E dada a qualidade comprovada de alguns destes títulos, antevejo a sua subida para o top de mais vendidos da WiiU.
SteamWorld Dig – a Fistful of Dig e mais
Num crossover curioso entre steampunk e western, teremos este platformer exclusivo que combina exploração de mundos aleatórios e acção em plataformas, uma espécie de Terraria com robots à mistura, ou um Clint Eastwood vestido de Robocop steampunk armado com uma picareta, a escavar até ao pôr-do-sol.
Para lhe fazer companhia teremos um clássico da NES, Super Mario Bros 2, disponível para quem quer relembrar ou para quem quer ter o primeiro contacto.
Pokémon Rumble U
A chegar já dia 15 de Agosto é o obrigatório jogo de batalha Pokémon para as consolas domésticas da Nintendo. Vamos poder combater em batalhas épicas e frenéticas onde poderão ascender os 100 Pokémons em simultâneo em dura batalha, o que em muitos aspectos faz lembrar o ambiente que se vive em qualquer Benfica-Porto. A possibilidade de capturarmos os 649 Pokémons existentes até à data, anunciada pelo sr. Shibata, colocou o meu TOC (transtorno obsessivo-compulsivo, e não técnico oficial de contas) a tinir. Ainda que ver um técnico oficial de contas a coleccionar Pokemons deve ser uma visão digna de se ter.
Animal Crossing: New Leaf
Agora com aplicação de MiiPlaza gratuita na WiiU, o que vai permitir a interacção entre um maior número de jogadores de ACNL, e a partilha de decorações, opiniões, QR Codes, entre outros. Deveria ser prática comum nos títulos actuais da Nintendo este tipo de interface entre WiiU e 3DS, especialmente para quem possui ambas as consolas, e a exploração conjunta das potencialidades de ambas. É possível que o sucesso de Animal Crossing aponte a Nintendo nesse caminho. Ganham os jogadores.
A arte de encher chouriços do Sr. Iwata
A primeira parte da apresentação, a cargo do Presidente da Nintendo foi perfeitamente desnecessária, para além de ter referido jogos que já todos estamos mais do que familiarizados (alguns até já jogámos) como Sonic Lost World e Legend of Zelda Windwaker HD, e a grande espinha na garganta da Nintendo pela perda de exclusividade, Rayman Legends, foi apenas a pequena revelação do logótipo de Legend of Zelda: A link between worlds, que demonstra uma segunda triforce, espelhada da primeira, e a percepção de que o jogo se passa em dois mundos distintos nos quais o Link atravessa com o seu novo poder de se transformar em inscrição mural.
Compreendendo que Agosto é um mês calmo, que a Gamescom é só na última quinzena, e que grande parte das revelações foram feitas na E3, e ainda que amanhã (!!!) teremos outro Nintendo Direct, desta vez unicamente centrado em Wonderful 101, a intervenção de Iwata soube a pouco, especialmente quando comparado com a apresentação feita por Shibata. E olhe que esta chamada de atenção é indicada para si Sr. Iwata: DIRECTAMENTE!