Por vezes quando estamos calmamente numa esplanada ou café, apreciando uma bebida ou um bolo, surgem-nos no canal auditivo fragmentos de conversas que, mesmo que não prestemos atenção, se fazem convidadas a entrar. Por vezes debatem-se gostos cinematográficos (ou desgostos) e no meio das preferências, erudição, gosto mais comercial, ou outros tipos de espectadores, lá surgem de quando em vez a expressão: “Não gosto, não se passa nada”.
Ora, não se passa nada é para já uma impossibilidade do nosso universo que é material, e quanto mais não seja, mesmo a dormir, podemos dizer que está a gravidade do Planeta a atrair-nos. Mas deixando de lado as considerações físicas, este não se passa nada é muitas vezes o comentário lançado a vários videojogos. Desta forma Journey é uma gaja a andar; Limbo é um miúdo a andar; The Graveyard é uma velha a andar. Quer dizer, The Graveyard é mesmo uma velha a andar.
Mas há algo mais em acção, como é óbvio, embora neste caso não possa ser a gravidade do Planeta pois estamos a falar de código binário. Há metáforas, há novas experiências e, muitas vezes, há liberdade para nos perdermos, gastando o tempo que for necessário. Essa é a liberdade de Minecraft, um dos tais onde “não se passa nada”. Na realidade passa-se algo muito importante que não existe na maior parte dos jogos: o livre-arbítrio. Talvez esteja aqui a causa de este ser um dos jogos mais jogados da década.
No entanto, para muitos, Minecraft não encaixa. Demasiada liberdade, demasiada “pasmaceira”, pouco desafio. Para essas e para esses chegou ao Steam a solução. Guncraft é o Minecraft para as brutas e para os brutos, para os impacientes, para os competitivos. Aqui, depois de edificarem os vossos maravilhosos cenários bloco a bloco, podem também construir o armamento e depois, perderem-se nesses fabulosos momentos online da evolução humana em que gritam asneiras e insultos até vos faltar a voz.
Dezasseis modos de jogo garantem que vocês não correm qualquer risco de voltarem a ser pessoas civilizadas; as armas podem ser construídas bloco a bloco; veículos, killstreaks, ranks, classes e tudo o mais é aqui posto à disposição pixelizada (ou neste caso voxelizada) para que nada vos falte. Esta é a proposta da Exato Game Studios e agora a escolha é vossa: Ou constroem uma obra de arte e depois fecham a porta à noite; ou constroem essa mesma obra e passam a noite a alvejar cabeças. Querem ser as presas ou o predador?